1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

Mediante a análise da tabela informativa respeitante à meteorologia agrícola registada no período de 5 a 11 de setembro e as previsões para 12 a 24 do mês em curso, prevemos a continuação de bom tempo, apesar de dias pouco nublados na costa sul da ilha da Madeira, enquanto a norte prevê-se a queda de chuva fraca nalguns dias.

Atendendo a estas previsões, haverá condições favoráveis ao aparecimento de determinadas pragas (aranhiços, cochonilhas, bichado da fruta, traças, etc.) e doenças (antracnoses, míldios, oídios, etc.), pelo que convém o Sr. Agricultor estar alerta ao surgimento das mesmas, identificando as e adotar procedimentos de controlo e erradicação adequados.

Em caso de dúvidas, solicitar o apoio técnico à Direção Regional de Agricultura.
Relativamente às regas, há que regar, de acordo com as necessidades hídricas das culturas. Ver no quadro, os indicadores da Precipitação (P) e Evapotranspiração potencial (ETP), que indiciam claramente essa realidade.

A previsão do estado do tempo para os próximos dias mantém-se, ou seja, reserva-nos dias de alguma nebulosidade na costa sul, a norte o IPMA prevê a possibilidade de chuviscos ou chuva fraca, para os próximos dias 15, 16, 18, 20 e 21.

RECOMENDAÇÃO TÉCNICA

• Na aquisição dos produtos fitofarmacêuticos deve informar-se claramente das finalidades dos mesmos, assim como quais as culturas para o qual está homologado, ou seja, para as quais está autorizada a sua aplicação. Não esquecer, que é uma obrigação, registar no “caderno de campo” (ficha entregue aquando da candidatura ao Pedido Único).

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

• Respeite o Intervalo de Segurança (IS) que é o número de dias que decorre entre a aplicação e a colheita. Consulte sempre o rótulo do produto fitofarmacêutico.

• Para informação adicional, consultar o portal da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, no site http://www.dgv.min-agricultura.pt , no link Produtos Fitofarmacêuticos.

• Para tirar o máximo partido das matérias fertilizantes produzidas na sua exploração (ramagens/folhagens, ervas, resto de material verde de limpeza, estrumes, chorumes, etc.), proceda à compostagem das mesmas, acumulando-as em local próprio.

SUGESTÕES

• Iniciar a preparação dos terrenos para as sementeiras e plantações outono/inverno, incorporando sempre que possível estrumes e corrigir a reacção de solo.

 

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura /DSDA
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura /DATA
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 
Telef.: 291 211 260

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.