1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

Segundo os apuramentos meteorológicos de 29 de agosto a 4 de setembro (ver quadro), verificaram-se dias de muito calor, conforme previsto. A intensidade média do vento apresenta valores que não interferem, duma maneira geral, com a realização de operações culturais, nomeadamente a aplicação de produtos fitofarmacêuticos.

No entanto, devido às elevadas temperaturas recomenda-se a realização dos tratamentos nas primeiras horas do dia, antes das temperaturas atingirem os valores mais elevados, ou no final do dia com o abaixamento da temperatura.

De acordo com as necessidades hídricas da cultura proceder à rega. No quadro acima, os indicadores da Precipitação (P) e da Evapotranspiração potencial (ETP) indiciam claramente essa realidade.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

A previsão do estado do tempo para os próximos dias para a costa sul reserva-nos alguma nebulosidade e possibilidade de aguaceiros fracos no dia 11 de setembro. A norte, o IPMA prevê de 9 a 14 a possibilidade de chuviscos ou chuva fraca.

Face às elevadas temperaturas registadas, recomenda-se uma vigilância atenta aos pomares (ver artigo publicado na presente edição). 

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura /DSDA
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura /DATA
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 
Telef.: 291 211 260

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.