1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

Segundo os apuramentos meteorológicos de 20 a 26 de junho, manteve-se a tendência das ultimas semanas, constatando-se na maior parte dos dias da semana tempo ameno, alternando com dias de maior calor, com temperaturas acima do normal para a época. A intensidade média do vento fez-se sentir de forma moderada, não interferindo com a realização de operações culturais, nomeadamente a aplicação de produtos fitofarmacêuticos. Relativamente às regas, há que regar, de acordo com as necessidades hídricas das culturas. Ver no quadro, os indicadores da Precipitação (P) e Evapotranspiração potencial (ETP), que indiciam claramente essa realidade. A previsão do estado do tempo para os próximos dias, reserva-nos dias de alguma nebulosidade, alternando com céu limpo e alguma precipitação a norte. Manter a monitorização, às suas culturas, nomeadamente às hortofrutícolas.

ataque afideos1 ataque afideos2
Ataque de afídios no feijoeiro e no milho

 

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

Para as hortofrutícolas mais comuns nesta época (morango, tomate, alface, pepino, abobrinha, feijão, milho, etc...), há condições favoráveis ao aparecimento e proliferação de pragas como aranhiços, trips e afídios.

Os agricultores deverão monitorizar com frequência o aparecimento destas pragas e, quando atingido o nível económico de ataque, realizar os tratamentos, utilizando os produtos fitofarmacêuticos menos tóxicos e respeitando as condições de utilização referidas no rótulo. Deverão ter sempre em atenção o respeito pelo intervalo de segurança.

(Intervalo de Segurança (IS) é o número de dias que decorre entre a última aplicação do produto fitofarmacêutico e a colheita. Consulte sempre o rótulo do produto fitofarmacêutico)

 

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura /DSDR
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura /DATA
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.