1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola: a informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

Segundo os apuramentos meteorológicos de 6 a 12 de junho (ver quadro), constatou-se na maior parte dos dias da semana tempo ameno, alternando com dias de maior calor, verificando-se temperaturas acima do normal para a época.

A intensidade média do vento a fazer-se sentir duma forma moderada, não interferindo com a realização de operações culturais, nomeadamente a aplicação de produtos fitofarmacêuticos.

Relativamente às regas, há que regar, de acordo com as necessidades hídricas das culturas. Deve verificar no quadro, os indicadores da Precipitação (P) e Evapotranspiração potencial (ETP), que indiciam claramente essa realidade.

A previsão do estado do tempo para os próximos dias, reserva-nos dias de alguma nebulosidade, alternando com céu limpo e alguma precipitação a norte.

Deverá manter a monitorização às suas culturas, nomeadamente aos tomateiros.

Traça do tomate (Tuta absoluta)

  tuta absoluta tomate
 A – adulto; B –ovos; C –lagarta ; D – pupa

A Tuta absoluta é um lepidóptero originário da América do Sul e foi detectada na Península Ibérica em 2006. Esta praga apresenta um enorme potencial reprodutivo, capaz de causar estragos avultados em algumas culturas hortícolas, destacando-se a do tomate (produzido tanto em estufa como ao ar livre).

As fêmeas são em maior número que os machos e vivem, geralmente, mais tempo. Cada fêmea põe cerca de 260 ovos, principalmente nas folhas, mas pode também efectuar posturas nos caules e frutos. As larvas passam por quatro estádios durante os quais mudam o seu exoesqueleto e crescem, abrindo galerias cada vez maiores. Em cada galeria existe sempre um orifício de entrada e um de saída. As larvas podem sair da galeria várias vezes, voltando a introduzir-se na folha numa localização diferente. Cada larva escava uma galeria e é possível observarem-se várias galerias na mesma folha. Alimentam-se do mesófilo, deixando a epiderme intacta. As larvas deixam-se cair no solo, onde pupam debaixo de folhas caídas ou de uma pequena camada de terra; pode também acontecer que pupem na folha ou mesmo no interior da galeria. A praga pode ter 10 a 12 gerações por ano.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

  estragos tuta folhas fruto tomate
Estragos causados pela Tuta absoluta
nas folhas e frutos do tomateiro

A Tuta absoluta é extremamente rápida na colonização das culturas que ataca, nomeadamente devido aos seguintes factores: longevidade das fêmeas relativamente longa, deslocação aproveitando as correntes de ar, elevado número de hospedeiros disponíveis, possui um rápido ciclo biológico que se alia a uma elevada taxa de multiplicação. Por todos os motivos apontados anteriormente, e pelas características que a praga apresenta, é de uma importância vital que, para além das medidas culturais e preventivas que possam ser tomadas para dificultar a instalação e propagação das pragas nas culturas, se controlem as populações com insecticidas eficazes e homologados para o efeito.

As capturas nas nossas armadilhas são, por enquanto, reduzidas. Se ainda não o fez, instale uma armadilha para monitorização do voo da Tuta absoluta. À falta de armadilha, vigie o aparecimento de sintomas nas plantas. Não faça tratamentos desnecessários. Como método de luta biotécnica, podem ser agora colocadas nas estufas ou ao ar livre, onde tenha sido detetada a praga, armadilhas de água para captura massiva de Tuta absoluta. Estas armadilhas podem ser improvisadas com pequenas bacias e tinas, fundos de bidão ou de garrafão plástico cortados, etc.. Enchem-se com água com umas gotas de detergente ou de óleo, para quebrar a tensão superficial da água e permitir que as borboletas de Tuta absoluta se afundem. Em cada armadilha coloca-se uma feromona de Tuta, suspensa por cima da água. O método pode, por si só, diminuir as populações desta praga em mais de 80%.

Convém lembrar que ao longo da semana ainda estão a ser realizadas ações de sensibilização sobre a aplicação de produtos fitofarmacêuticosObtenha informações junto dos serviços agrícolas da Direção Regional da Agricultura.

Sabedoria popular

A chuva de S. João tolhe a vinha e não dá pão

Lavra por S. João se queres ter pão

Pelo S. João deve o milho cobrir o chão

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura (DATA)
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 
Telef.: 291 211 260

Traça do tomate (Tuta absoluta)

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.