1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola: a informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

Segundo os apuramentos meteorológicos (ver quadro), constatou-se uma continuidade das condições do estado do tempo, ou seja, ameno. Por vezes com temperaturas acima do normal para a época.

Continuar com as observações às nossas culturas com intuito de detetar os primeiros sinais/sintomas de eventuais pragas/doenças e poder agir atempadamente.

A intensidade média do vento está a fazer-se sentir duma forma moderada, não interferindo com a realização de operações culturais, nomeadamente a aplicação de produtos fitofarmacêuticos.

Relativamente às regas, há que regar, de acordo com as necessidades hídricas das culturas. Ver no quadro, os indicadores da Precipitação (P) e Evapotranspiração potencial (ETP), que indiciam claramente essa realidade. A previsão do estado do tempo para os próximos dias, reserva-nos dias de alguma nebulosidade, alternando raramente com céu limpo e alguma precipitação principalmente a norte.

Manter a monitorização, às suas culturas, como já atrás referido, nomeadamente aos pomares.

Pomóideas e prunóideas

pedrado macieira lepra pessegueiro
                 Pedrado na macieira                                                  Lepra do pessegueiro

Prosseguir com os tratamentos preventivos e curativos contra as seguintes doenças: pedrado das macieiras e das pereiras e ainda lepra dos pessegueiros. O risco de aparecimento de infeções secundárias mantem-se elevado. Recomenda-se a proteção, com um produto de contacto de acção preventiva, apenas nos pomares onde existam manchas de pedrado.

No Modo de Produção Biológico podem ser utilizados fungicidas anti-pedrado à base de cobre e de enxofre.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

Bichado-da-Fruta

bichado macieira
Fruto atacado pelo bichado

Como as condições se encontram favoráveis ao desenvolvimento da praga considera-se necessária a renovação de tratamento fitofarmacêutico. A fim de avaliar a intensidade de ataque no seu pomar, recomendamos a realização da seguinte metodologia de estimativa do risco: observação de 1.000 frutos (20 frutos por árvore em 50 árvores), na bordadura e interior do pomar. Se contabilizar 5 a 10 frutos atacados deve proteger o seu pomar com um produto de ação larvicida

Face às elevadas temperaturas registadas, recomendamos uma vigilância aos pomares para uma prospeção ao aranhiço vermelho. Observe 100 folhas do terço médio do ramo (2 folhas x 50 plantas) e, se registar 50 a 75% de folhas ocupadas com formas móveis deste ácaro, deve realizar um tratamento com um acaricida homologado.

Convém lembrar que ao longo da semana ainda estão a ser realizadas ações de sensibilização sobre a aplicação de produtos fitofarmacêuticosObtenha informações junto dos serviços agrícolas da Direção Regional da Agricultura.

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura (DATA)
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 
Telef.: 291 211 260

Pomóideas e prunóideas