1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola: a informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

Segundo as previsões teremos continuação tempo instável para a próxima semana. A intensidade média do vento a fazer-se sentir duma forma moderada, não interferindo com a realização de operações culturais, nomeadamente a aplicação de produtos fitofarmacêuticos. Relativamente às regas, uma vez que tivemos níveis de precipitação ainda consideráveis nestes últimos dias, mas alternados com dias de algum calor, há assim necessidade de as realizar, mas sempre de acordo com as necessidades hídricas das culturas. Ver no quadro, os indicadores da Precipitação (P) e Evapotranspiração potencial (ETP), que indiciam claramente essa realidade. A previsão do estado do tempo para os próximos dias, reserva-nos dias de alguma nebulosidade e melhorias a partir de domingo. Manter sempre a monitorização às suas culturas, no que diz respeito a pragas e doenças.

CITRINOS

Mineira dos citrinos (Phyllocnistis citrella)

Começam a ser visíveis os primeiros sinais de atividade desta praga, caracterizados pela presença de ovos e larvas nos órgãos vegetativos desta cultura (pequenas folhas e raminhos). Deste modo, aconselhamos os Srs Citricultores a observarem atentamente as suas parcelas, para detetarem a presença da praga em jovens rebentos com 3 a 4 cm de comprimento, (deverá ser dada especial atenção às árvores jovens, reenxertadas e plantas recém podadas). Quando for atingido o nível económico de ataque (10 – 15 % de rebentos com jovens larvas), aconselhamos a realização de tratamento fitossanitário com um dos inseticidas homologados.

Cochonilhas (Vulgo: Lapas)

  cochonilha algodao
Planococcus citri (cochonilha algodão) em citrinos

As cochonilhas: Cochonilha-negra, Cochonilha-virgula, Cochonilha-algodão, etc. - são pragas frequentes em pomares de citrinos que causam prejuízos diretos ao sugarem a seiva das plantas e indiretos pela melada que excretam e fumagina* que aí se desenvolve. A excreção de meladas pelas cochonilhas atrai formigas, que só vão apenas em busca de alimento e não prejudicam as árvores. Cuidados culturais como podas, adubações, regas equilibradas, aplicação de métodos de luta que protejam os insectos auxiliares (ex. Joaninhas), diminuem o risco de desenvolvimento de grandes populações de cochonilhas nos citrinos. O tratamento com Óleo de Verão é eficaz, devendo apenas ser realizado se os frutos tiverem o tamanho superior ao de uma noz. Na véspera do tratamento deve fazer uma rega abundante e a sua aplicação deve ser feita fora das horas de maior calor.

Assim, aconselhamos os Srs. Citricultores a utilizarem a seguinte estratégia de luta: observação dos frutos recém-vingados - 100 frutos (5 frutos x 20 árvores), sendo o Nível Económico de Ataque (NEA) de 5 a 10 % de frutos atacados com jovens ninfas. Para o combate deste inimigo deverá ser utilizado um dos inseticidas homologados para cochonilhas.

Mosca do Mediterrâneo (Ceratitis capitata)

Com as melhorias previsíveis das condições do estado do tempo, irá verificar-se um aumento na atividade da mosca da fruta (Ceratitis capitata), daí recomendarmos, dum modo geral, para todos os pomares vulneráveis à mesma, a colocação de garrafas mosqueiras (armadilhas de captura massiva), e proceder à substituição periódica (15 em 15 dias) do atrativo nas garrafas mosqueira como uma medida complementar e não de substituição aos produtos fitofarmacêuticos autorizados. Em média colocar uma armadilha, por cada três árvores.

Nos casos da ginjeira e cerejeira, aos primeiros sinais da presença da mosca (Drosophila suzukii), para além das referidas armadilhas poderá haver um controlo químico complementar. Existem 2 produtos homologados para a cerejeira (Karate Zeon e Epik SG) e um para a ginjeira (Epik SG).

O Karate Zeon (lambda cialotrina) usado na concentração de 12,5ml/hl, máximo duas aplicações com intervalo de 14 dias. O Epik SG (acetamiprida), usar na concentração de 45g/hl, também máximo duas aplicações com intervalo de 14 dias.

Observação: estes dois produtos fitofarmacêuticos têm um Intervalo de segurança de 14 dias.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

Afídeos

Continuam a verificar-se condições favoráveis para a ocorrência de ataques destes inimigos. Assim, recomenda-se a vigilância das parcelas, devendo ser avaliada a necessidade de combate em simultâneo com a mineira dos citrinos, recomendando-se nesta situação a seleção de inseticidas que tenham dupla aptidão.

ANONEIRA

Monitorizar as anoneiras na tentativa de detetar a presença da cochonilha algodão e outras ‘lapas’, de certa forma associadas à fumagina*. Caso ainda se verifique a sua presença nos nossos pomares, poderemos aplicar o Imidan 50 WP (fosmete) numa concentração de 60g/hl.

*Fumagina

fumagina citrinos A fumagina é uma doença provocada por diversos fungos, destacando-se entre eles o género Capnodium sp. Este fungo dificulta a boa vegetação da anoneira. Encontra-se em placas pretas aveludadas a cobrir ramos, folhas e frutos. O limbo das folhas podem ficar completamente cobertos pelo parasita, ficando assim dificultada a fotossíntese, respiração e transpiração da planta.

A fumagina vive saprofitamente sobre a ‘melada’, que se forma nas folhas, ramos e frutos, devido à acção de certos insectos como as cochonilhas, afídios e aleurodes. Os frutos, pelo seu mau aspeto, perdem valor comercial. Como este fungo não penetra nos tecidos da planta (não é patogénico) é facilmente removido por fricção.

A luta contra esta doença saprófita consiste na protecção do pomar contra os insetos que produzem melada, como as cochonilhas (lapas), afídeos (piolhos) e aleurodes (mosquinha branca).

ABACATEIRO

Conveniente nesta altura do ano é estar também atento à atividade do percevejo do abacateiroPseudacysta perseae, para aos primeiros sinais da sua presença atuarmos de imediato com aplicação de Confidor O-TeQ (imidaclopride) numa concentração de 50ml/hl.

aranhico branco abacateiro
Sintomas causados pelo aranhiço branco do abacateiro 

Neste momento, as condições climáticas e fenológicas do abacateiro são favoráveis ao ataque do aranhiço branco ou cristalino do abacateiro - Oligonychus perseae nas folhas. O ataque provoca a queda prematura das folhas, comprometendo a futura produção e expondo tanto os frutos como os ramos, a queimaduras pelo sol.

Assim, recomenda-se pulverizar os mesmos, molhando toda a copa, preferencialmente as páginas inferiores das folhas, devendo utilizar-se para tal:
O Vertimec 018 EC, numa concentração: 150ml/hl no máximo de 2 aplicações: 1.º tratamento - ao aparecimento dos primeiros sintomas e 2.º tratamento - três semanas depois, 14 dias será o intervalo de Segurança (período que deverá decorrer obrigatoriamente entre a aplicação e a colheita).

Observação: dever-se-á regar as plantas um dia antes da aplicação do produto.

Convém lembrar que ao longo deste e do próximo mês estão a ser realizadas ações de sensibilização sobre a aplicação de produtos fitofarmacêuticos. Quem ainda não frequentou esta ação poderá fazê-lo, inscrevendo-se no site da secretaria (www.madeira.gov.pt/srap), ou aparecer nos locais onde vão ser ministradas essas ações, inscrevendo-se no momento. Obtenha informações junto dos serviços agrícolas da sua freguesia, juntas de freguesia ou casas do povo, sobre a calendarização destas ações.

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura (DATA)
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 
Telef.: 291 211 260