1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola: a informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

Segundo as previsões teremos continuação tempo instável para a próxima semana, A intensidade média do vento a fazer-se sentir duma forma moderada, não interferindo com a realização de operações culturais, nomeadamente a aplicação de produtos fitofarmacêuticos. Relativamente às regas, uma vez que tivemos níveis de precipitação elevados, não há assim necessidade de as realizar. Ver no quadro, os indicadores da Precipitação (P) e Evapotranspiração potencial (ETP), que indiciam claramente essa realidade. A previsão do estado do tempo para os próximos dias, reserva-nos dias de alguma nebulosidade e continuidade de precipitação. Mantenha a monitorização, às suas culturas, quanto a pragas e doenças.

Mantem-se a situação de elevado risco de desenvolvimento do míldio nos batatais. A severidade dos ataques será maior nas batateiras que ainda se encontram em crescimento. Contudo, em condições favoráveis como as que se têm registado, o míldio pode atacar as batateiras até à proximidade do arranque.
A regra básica na luta química anti-míldio na batateira deve ser a de impedir o parasita de se instalar na cultura e portanto, a de tratar preventivamente.

A cultura deve ser mantida sob protecção constante, com tratamentos sucessivos, enquanto as condições meteorológicas permanecem favoráveis à doença.

• Em condições de chuva fraca, os fungicidas de contato ou de superfície, com ou sem cobre, dão bons resultados;

• Pelo contrário, em condições de chuva intensa, será aconselhável recorrer aos fungicidas com substâncias penetrantes ou sistémicas.

  batata com traca
Estragos causadas pela traça da batata

No combate ao míldio da batateira em Modo de Produção Biológico, apenas podem ser utilizados fungicidas à base de cobre.

Devem ser tomadas algumas medidas preventivas, de forma a dificultar ou impedir o ataque de traça aos tubérculos (Pthorimaea operculella) no campo:

- Manter o terreno e as imediações livres de restos de cultura e de ervas infestantes;

- Proceder à amontoa o mais cedo possível, chegando a terra para junto do pé das plantas, de modo a impedir as larvas de entrarem através de fendas no solo e as borboletas de porem os ovos nas batatas a descoberto;

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

- Mesmo com uma amontoa bem feita, a terra pode abrir fendas. Nesse caso, uma rega, mantendo a terra húmida e as batatas cobertas, dificulta a postura dos ovos e a progressão das larvas;

- Não manter os tubérculos na terra por tempo desnecessário. Logo que as batatas estejam prontas, devem ser colhidas;

- As batatas colhidas devem ser de imediato retiradas do campo e armazenadas - nunca deixar as batatas no campo de um dia para o outro e nunca as cobrir com a rama das batateiras;

- Armazene imediatamente após a colheita, escolha um local fresco, arejado e escuro;

- Aplique Podrina (pó polvilhável com 0,1% de deltametrina – 750g/ton batata) de forma homogénea em cada camada de batata, utilizando um polvilhador de fole para que a corrente de ar gerada permita essa distribuição homogénea. Finalmente coloque uma cobertura permeável sobre a batata tratada (papel ou cartão).

Traça guatemalteca da batata - Tecia solanivora (= Scrobipalposis solanivora)

  batata com traca 1
Galerias abertas pela traça guatemalteca
da batata

Esta nova praga foi detetada em Espanha (Galiza e Astúrias) e ataca exclusivamente a cultura da batata causando graves estragos nos tubérculos, muito semelhantes aos orifícios e galerias da traça da batata comum, mas de maiores dimensões e penetrando mais profundamente na polpa da batata.
Está a decorrer a sua prospeção no nosso país.

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura (DATA)
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 
Telef.: 291 211 260

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.