1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola: a informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

Segundo as previsões teremos continuação tempo instável para a próxima semana. A intensidade média do vento a fazer-se sentir duma forma mais intensa, não permitindo todo o tipo de operações culturais, nomeadamente a aplicação de produtos fitofarmacêuticos. Relativamente às regas, uma vez que tivemos níveis de precipitação elevados, verifica-se não haver necessidade de as realizar. Ver no quadro, os indicadores da Precipitação (P) e Evapotranspiração potencial (ETP), que indiciam claramente não haver necessidade de regar. A previsão do estado do tempo para os próximos dias, reserva-nos dias de alguma nebulosidade com alguma precipitação. Manter a monitorização, às suas culturas, quanto a pragas e doenças. Os produtores de uvas (viticultores) deverão estar atentos aos primeiros sinais do míldio e do oídio.

Míldio da videira - Plasmopara vitícola

  mildio videira
Sintomas de míldio nas folhas de videira

A precipitação registada nos últimos dias proporcionou condições para a ocorrência de infeções primárias de míldio. Assim, aconselhamos os Srs. viticultores a efetuarem um tratamento anti-míldio assim que possível (de preferência antes do fim do mês se as condições do estado do tempo o permitirem) O tratamento deverá ser posicionado o mais próximo possível desta data, para que, caso surjam as manchas primárias, o fungicida se encontre em fase de plena atividade. Tendo em consideração que a vinha se encontra em fase de crescimento ativo, aconselhamos que seja dada preferência a um fungicida sistémico. Caso se verifique qualquer atraso no tratamento, dever-se-á optar por um fungicida sistémico que possua ação curativa Caso se verifique qualquer atraso no tratamento, dever-se-á optar por um fungicida sistémico que possua ação curativa. As vinhas que foram tratadas à altura das chuvas não necessitam, para já, de novo tratamento.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

Oídio da videira - Uncinula necator

  oidio videira
Sintomas de oídio nas folhas de videira

Nas vinhas que à data do tratamento possuam já desenvolvimento vegetativo adiantado (Botões Florais Separados) deverá ser adicionado à calda um fungicida anti-oídio sistémico.

Nas vinhas com menor desenvolvimento vegetativo, aconselhamos a aplicação de enxofre molhável juntamente com o produto anti-míldio. Nas vinhas em que não seja necessário efetuar tratamento anti-míldio, aconselhamos a realização de uma aplicação de enxofre em pó.

Importante

Recomendamos que não sejam aplicadas doses excessivas de enxofre. Nesta fase, a dose de referência é de 20 a 25 kg/ha de enxofre em pó e de 8 a 10 kg/ha de enxofre molhável.

O enxofre em pó deverá ser aplicado com polvilhador ou torpilha, para que o produto fique depositado sob a forma de uma fina camada à superfície das folhas da videira, evitando a escorrência para o solo. As aplicações de enxofre em pó devem ser realizadas com a folhagem seca para evitar problemas de fitotoxidade (queima).

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura (DATA)
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 
Telef.: 291 211 260