1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola: a informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

De acordo com as previsões para a próxima semana, as temperaturas médias serão amenas em quase toda a região. A intensidade média do vento suave permite a aplicação de produtos fitofarmacêuticos. Relativamente às regas, uma vez que a precipitação tem valores inferiores à evapotranspiração (água perdida por evaporação e pela transpiração da cultura), verifica-se a necessidade de retomar esta prática de forma regular, mas sempre de acordo com as necessidades da cultura. 

Aconselhamento técnico

armadilha captura em massa Nesta altura do ano, deveremos prestar atenção à colocação de armadilhas para captura da Drosófila suzukii. É recomendada a colocação ou o reforço, das armadilhas para captura em massa da Drosófila suzukii. Os atrativos mais eficazes a serem colocados nas garrafas mosqueiras são, vinagre de sidra ou em 500 ml de água colocar um colher de sopa de fermento de padeiro e quatro colheres de sopa de açúcar. As soluções atrativas devem ser renovadas a cada duas semanas tendo o cuidado de queimar o que foi retirado ou colocar no lixo num saco de plástico fechado para evitar fugas.

 

escoriose vinha Na cultura da vinha, as castas onde o crescimento dos pâmpanos já é evidente ficam suscetíveis às primeiras infeções de míldio. É importante estar atento à escoriose nesta primeira fase de desenvolvimento da vinha, aproveitando o facto de muitos produtos serem eficazes simultaneamente no combate às duas doenças.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

mildio batata Na cultura da batata é necessário a prevenção contra o míldio, o controlo desta doença deve-se sempre dar prioridade à utilização de produtos preventivos. Existem no mercado um enorme número de matérias ativas que fazem esta função de forma muito satisfatória, como o mancozebe, manebe, zirame, calda bordalesa, entre outras. A utilização de produtos sistémicos deve ser feita de forma prudente, nunca fazendo mais de 2 a 3 aplicações por ciclo de cultura, de preferência com alternância da substância ativa, evitando o possível desenvolvimento de resistências à doença.

Nos pomares de pomóideas é a altura indicada para proceder à adubação foliar com cálcio, de forma a reduzir a queda dos frutos.

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura
Divisão de Assistência Técnica à Agricultura (DATA)
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 
Telef.: 291 211 260