1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola:
a informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA
Prevêm-se para a próxima semana temperaturas médias amenas em quase toda a Região, embora um pouco mais baixas a norte, mantendo-se as previsões e as consequentes recomendações no que diz respeito à intensidade média do vento às necessidades hídricas das culturas da semana anterior.

Pomóideas (macieira, pereira, nashi e nespereira)

Cancro europeu da macieira (Neonectria galligena)

Recomenda-se a aplicação de uma calda à base de cobre (de preferência, calda bordalesa) durante e no fim da queda das folhas, nos pomares ou parcelas de pomar formados por variedades sensíveis e que apresentem sintomas desta doença.

Medidas preventivas:

- eliminar o mais possível os ramos secos que apresentem feridas de cancro, de modo a evitar a disseminação da doença;
- retirar a lenha resultante destas operações do pomar, queimar ou guardar em lugar seco e abrigado da chuva, no caso de se destinar a consumo doméstico;
- preferir variedades e porta-enxertos menos sensíveis ao cancro europeu na instalação de pomares novos.

Pedrado da macieira (Venturia inaequalis)

Após a colheita das últimas variedades, e durante a queda das folhas, recomenda-se a aplicação de uma calda à base de ureia nos pomares, como forma de reduzir o inóculo de pedrado nos pomares, dado que ureia apressa a decomposição das folhas, destruindo o suporte para o fungo causador do pedrado passar o Inverno. A calda deve ser aplicada sobre as árvores e sobre as folhas já caídas no chão.

Geralmente, o recomendado são três tratamentos no outono/inverno, no entanto, caso apenas ser possível um único tratamento, este deve ser efetuado entre 30 a 15 dias antes da rebentação (abrolhamento).

Substâncias ativas homologadas para as principais culturas de folha caduca na Madeira:

tabela subst ativas

Contudo, é preferível aguardar para a semana que vem, para efetuar estes tratamentos, uma vez que, de acordo com as previsões meteorológicas, para esta semana, haverá períodos com alguma precipitação.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

OPERAÇÕES CULTURAIS

Sementeira

Pode efetuar a sementeira em alfobres protegidos ou ao ar livre de algumas hortícolas, a exemplo da alface, couve, beterraba, alho e nabo.

Plantação

Dar continuidade aos procedimentos de preparação das culturas de Primavera/Verão, por exemplo, as batatas, podendo mesmo dar início à plantação precoce nas zonas baixas.

Deve aproveitar as boas condições do estado do tempo para efetuar as mondas nas culturas recentemente plantadas, nomeadamente nas cebolas.

Poda

A poda é recomendável nesta altura do ano nas figueiras, pessegueiros, cerejeiras e ameixieiras, evitando sempre grandes cortes.

Convém relembrar que a poda é uma operação cultural que consiste na supressão de ramos, sendo que a forma de atuar irá depender do sistema de condução eleito e que deve sempre realizar-se no período improdutivo das árvores.

Por sua vez, a intensidade da poda depende da espécie, do cultivar/porta-enxerto, da produção do ano anterior e poderá ter lugar no inverno/verão, no sentido de manter o equilíbrio entre a vegetação e a frutificação. Deve permitir uma adequada iluminação e arejamento da copa e caraterizar-se por intervenções simples, sempre que possível em verde, com o mínimo de cortes.

Aconselha-se também uma desinfeção com produtos à base de cobre (desinfetante e cicatrizante) e de óleo mineral (ovicida – eliminando os ovos por asfixia), sempre a seguir à poda. De igual modo, é aconselhável a trituração, no próprio local, dos resíduos da poda nos pomares em boas condições sanitárias.

Jardim

As roseiras ainda podem ser podadas, bem como outros arbustos e árvores de jardim que não estejam em flor.

Se for o caso, continuar com a instalação de viveiros de estacaria de roseiras, de aromáticas e de outros arbustos e árvores de jardim.

Nunca é demais lembrar ao Sr. Agricultor que deve manter o registo de utilização dos produtos fitofarmacêuticos atualizado.

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telefone: 291 214 310

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.