1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

Entre os passados dias 5 (sexta-feira) e 9 (terça-feira), o Arquipélago da Madeira esteve sob a influência direta de uma massa de ar tropical continental, quente e seco. Assim, para os dias referidos, a temperatura máxima do ar atingiu valores entre 29 e 35ºC e a temperatura mínima variou entre 20 e 25ºC. Estes valores foram acompanhados por humidade relativa muito baixa, em particular, acima de 200/300 m de altitude.

Nas regiões montanhosas e nos extremos leste e oeste da ilha da Madeira, o vento soprou temporariamente moderado a forte (30 a 45 km/h), com rajadas até 90 km/h, e rumos predominantes de nordeste e leste.

Estão previstos para a próxima semana, continuação de tempo quente, mas já sem influência de massas de ar quente, dias de céu limpo em toda a costa sul, aguaceiros a acontecer serão de forma muito esporádica e apenas no norte da ilha, assim como alguma nebulosidade. A frequência das regas terá necessariamente que ser maior em toda a ilha de acordo com as necessidades das culturas (ver indicadores precipitação (P) e evapotranspiração potencial (ETP), no anexo.

Sendo assim e de acordo com estas condições do estado do tempo apenas nos devemos focar, nesta próxima semana, com as regas, (aconselhamos duas regas diárias, pela manhã e ao entardecer) e também com operações de limpeza da exploração agrícola por forma a reduzir a probabilidade de qualquer tipo de incidentes.

 

previsoes meteorologicos (NOTA)

RECOMENDAÇÕES

- Tratamentos fitossanitários

Com estas condições climáticas não deverão ser efetuados, tratamentos fitossanitários. Deveremos no entanto continuar com as observações às culturas, na medida do possível, por forma a detetar precocemente quaisquer sinais de pragas. Se se verificar novos focos, deveremos marcar as fruteiras ou culturas hortícolas atingidas para mais tarde, assim que as condições do tempo permitirem, efetuarmos uma abordagem fitossanitária adequada.

- Operações culturais

Recomenda-se a limpeza das matas circundantes à exploração agrícola e também no seu interior, evitar acumulação de resíduos vegetais facilmente combustíveis (madeira e folhagem), a fim de se evitarem eventuais incêndios, lembrar ainda, que não são permitidas queimadas nesta época, (apenas devidamente autorizadas).

Através de atitudes sustentáveis contribuímos duma forma global para ajudar no controlo de tragédias naturais e simultaneamente evitá-las ou reduzindo os seus efeitos (danos colaterais).

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura
Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telefone: 291 214 310

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.