1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

Estão previstos para a próxima semana, continuação de bom tempo, dias de céu limpo em toda a costa sul, aguaceiros a acontecer serão de forma muito esporádica e apenas no norte da ilha, assim como alguma nebulosidade. A frequência das regas terá necessariamente que ser maior em toda a ilha de acordo com as necessidades das culturas (ver indicadores precipitação (P) e evapotranspiração potencial (ETP), no anexo).

Segundo estas previsões, teremos boas condições do estado do tempo em toda a Região, o que permite o desenvolvimento de atividades na exploração agrícola, nomeadamente, práticas culturais (monda de frutos, eliminação de focos de pragas, substituição periódica do atrativo nas garrafas mosqueiras, recolha e destruição de frutos caídos no solo, etc…) que permitam diminuir as populações das principais pragas e evitar a aplicação sistemática de produtos fitofarmacêuticos.

TRATAMENTOS FITOSSANITÁRIOS

Na aquisição dos produtos fitofarmacêuticos deve informar-se claramente das finalidades dos mesmos, assim como quais as culturas para o qual está homologado, ou seja, para as quais está autorizada a sua aplicação. Não esquecer, que é uma obrigação registar no caderno de campo, as utilizações dos produtos fitofarmacêuticos.

Respeite o Intervalo de Segurança (IS) que é o número de dias que decorre entre a aplicação e a colheita. Consulte sempre o rótulo do produto fitofarmacêutico.

Sempre que possível deverá alternar o uso dos produtos fitofarmacêuticos por outros com a mesma finalidade, por forma a não permitir condições para o aparecimento de resistências.

Estas condições climáticas são particularmente favoráveis ao aparecimento de pragas. Deveremos continuar com as observações às culturas por forma a detetar precocemente quaisquer sinais ou sintomas de pragas ou doenças, como tem sido recomendado nas semanas anteriores.

- Frutícolas

Com as boas condições do estado do tempo na costa sul, irá verificar-se um aumento na atividade da mosca da fruta (Ceratitis capitata), daí recomendarmos, dum modo geral, para todos os pomares vulneráveis à mesma, a colocação de garrafas mosqueiras (armadilhas de captura massiva), e proceder à substituição periódica (15 em 15 dias) do atrativo nessas garrafas, como uma medida complementar e não de substituição aos produtos fitofarmacêuticos autorizados. Em média colocar uma armadilha, por cada três árvores.

- Citrinos

O rachamento dos frutos deve-se a fatores de natureza fisiológica e não a doenças. Acontece com frequência quando as árvores são sujeitas a deficiência de água no solo (stress hídrico), no período de crescimento ativo dos frutos (primavera/verão). Com as primeiras chuvadas de fim de verão e outono, as células do interior do fruto aumentam de volume, enquanto as da epiderme não conseguem acompanhar esse aumento e o fruto racha. Como medida preventiva, deve regar as árvores durante o verão, com regularidade mas sem excessos. Não deixe chegar a água junto do colo da árvore, para evitar criar condições para a contaminação por fungos do género Phytophthora, que levam ao declínio e morte dos citrinos.

Condições climáticas favoráveis ao aparecimento de várias cochonilhas, tais como: cochonilhas-negra, cochonilhas-virgula, cochonilhas-algodão, etc. - são pragas frequentes em pomares de citrinos que causam prejuízos diretos ao sugarem a seiva das plantas e indiretos pela melada que excretam e fumagina que aí se desenvolve. A excreção de meladas pelas cochonilhas atrai formigas, que só vão apenas em busca de alimento e não prejudicam as árvores. Cuidados culturais como podas, adubações, regas equilibradas, aplicação de métodos de luta que protejam os insetos auxiliares (ex: joaninhas), diminuem o risco de desenvolvimento de grandes populações de cochonilhas nos citrinos. O tratamento com Óleo de Verão é eficaz, devendo apenas ser realizado se os frutos tiverem o tamanho superior ao de uma noz. Na véspera do tratamento deve fazer uma rega abundante e a sua aplicação deve ser feita fora das horas de maior calor.

- Bananeiras

Concedida a extensão de autorização de utilização em usos menores ao produto fitofarmacêutico Spintor (Spinosade)/DOW, para aplicação em bananeira no combate ao thrips (thrips exilicomis e hercinothrips bicinctus). Tratar ao aparecimento da praga, pulverizar o cacho desenvolvido, no máximo dois tratamentos separados por 14 dias, numa concentração de 0,02l/hl.

- Anoneiras

Monitorizar as anoneiras na tentativa de detetar a presença da cochonilha algodão e caso se verifique a sua presença poderá aplicar o Imidan 50 WP (fosmete) numa concentração de 60g/hl.

- Abacateiro

Conveniente nesta altura do ano estar atento também, à atividade do percevejo do abacateiroPseudacysta perseae, para aos primeiros sinais da sua presença atuarmos de imediato com aplicação de Confidor O-TeQ (imidaclopride) numa concentração de 50ml/hl.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

Neste momento, as condições climáticas e fenológicas do abacateiro são favoráveis ao ataque do aranhiço branco ou cristalino do abacateiro - Oligonychus perseae nas folhas. O ataque provoca a queda prematura das folhas, comprometendo a futura produção e expondo tanto os frutos como os ramos, a queimaduras pelo sol.

Assim, recomenda-se pulverizar os mesmos, molhando toda a copa, preferencialmente as páginas inferiores das folhas, devendo utilizar-se para tal:
O Vertimec 018 EC, numa concentração: 150ml/hl no máximo de 2 aplicações: 1.º tratamento - ao aparecimento dos primeiros sintomas e 2.º tratamento - três semanas depois, 14 dias será o intervalo de segurança (período que deverá decorrer obrigatoriamente entre a aplicação e a colheita).

Observação: dever-se-á regar as plantas um dia antes da aplicação do produto.

- Pomoideas e prunoideas

Prosseguir com os tratamentos preventivos e curativos contra o pedrado das macieiras e das pereiras e ainda lepra dos pessegueiros. O risco de aparecimento de infeções secundárias mantem-se elevado. Recomenda-se a proteção, com um produto de contato de ação preventiva, apenas nos pomares onde existam manchas de pedrado. No Modo de Produção Biológico podem ser utilizados fungicidas anti-pedrado à base de cobre e de enxofre.

Como as condições se encontram favoráveis ao desenvolvimento do Bichado-da-Fruta considera-se necessário o tratamento fitossanitário. A fim de avaliar a intensidade de ataque no seu pomar, recomendamos a realização da seguinte metodologia de estimativa do risco: observação de 1000 frutos (20 frutos por árvore em 50 árvores), na bordadura e interior do pomar. Se contabilizar 5 a 10 frutos atacados deve proteger o seu pomar com um produto de ação larvicida.

Face às elevadas temperaturas registadas, recomendamos uma vigilância aos pomares para uma prospeção ao aranhiço vermelho. Observe 100 folhas do terço médio do ramo (2 folhas x 50 plantas) e, se registar 50 a 75% de folhas ocupadas com formas móveis deste ácaro, deve realizar um tratamento com um acaricida homologado.

- Vinha

Nos últimos dias as condições de temperatura elevada e baixa humidade na atmosfera, têm sido adversas ao desenvolvimento do míldio (“mosaico” na folha). Apenas se houver (não está prevista) mudança de tempo e queda de chuva, até ao pintor, será necessário fazer tratamentos anti-míldio, dando preferência a um produto que contenha cobre. No Modo de Produção Biológico podem ser utilizados fungicidas anti-míldio à base de cobre.

Os cachos podem ainda ser atacados pelo fungo causador do oídio, até à fase fenológica designada por pintor, pelo que se mantém a recomendação de vigilância apertada e ter a vinha protegida até este estado fenológico.

No Modo de Produção Biológico podem ser utilizados fungicidas anti-oídio à base de enxofre e de hidrogenocarbonato de potássio (ARMICARB).

- Hortícolas

Os feijões, favas e ervilhas devem ser bem secos ao sol, de modo a poderem ser conservados. Estas leguminosas só devem ser colhidas quando a vagem estiver totalmente seca, de forma a garantir uma boa semente.

Para as hortofrutícolas mais comuns nesta época (morango, tomate, alface, pepino, abobrinha, feijão, milho, etc…) há condições favoráveis ao aparecimento e proliferação de pragas como aranhiços, tripes e afídios. Os agricultores deverão monitorizar com frequência o aparecimento destas pragas e quando atingido o nível económico de ataque realizar os tratamentos, utilizando os produtos fitofarmacêuticos menos tóxicos e respeitando as condições de utilização referidas no rótulo. Deverão ter sempre em atenção o respeito pelo intervalo de segurança, como já referido atrás.

OPERAÇÕES CULTURAIS

Na sucessão das culturas hortícolas (rotação), técnica cultural muito utilizada na Região, é de todo conveniente alternar com uma leguminosa, para que haja um equilíbrio de azoto no solo, retardando ao máximo o esgotamento do solo neste nutriente.

Recomenda-se a limpeza das matas e evitar acumulação de resíduos vegetais facilmente combustíveis (madeira e folhagem), a fim de se evitarem eventuais incêndios, não faça fogueiras nem queimadas.

Não se esqueça e tire o máximo partido das matérias fertilizantes produzidas na sua exploração, particularmente estrumes, chorumes e outros, constituindo os adubos minerais apenas o complemento necessário ao défice de nutrientes eventualmente existente.

Através de atitudes sustentáveis melhora-se a economia da família, reduzindo os custos de produção e melhorando a qualidade dos produtos.

Sabedoria popular:

- Cava e esterca de agosto ao lavrador alegra o rosto
- Quem em agosto ara, riqueza prepara
- Quem não debulha em agosto, debulha com mau rosto
- Os nabos querem o luar de agosto.
- Quem malha em agosto, malha com gosto.
- Em agosto dá o sol pelo rosto.
- Em agosto deve o milho ferver no carolo.

 

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura
Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telefone: 291 214 310

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.