1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meterologicos (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

Estão previstas para a próxima semana, continuação de boas condições do estado do tempo, ou seja, dias de céu limpo, com gradual aumento da temperatura, aguaceiros a acontecer será de forma muito esporádica. A frequência das regas terá necessariamente que ser maior, de acordo com as necessidades das culturas.

A distribuição da chuva ao longo deste ano tem sido muito irregular. É por isso indispensável regar as culturas, para assegurar a obtenção das produções desejadas.

A rega constitui uma prática agrícola decisiva para melhorar a rentabilidade das nossas explorações agrícolas e assegurar o desenvolvimento e competitividade do sector.

Um bom uso da água de rega permite poupar um recurso escasso, necessitando de menor quantidade para obter a mesma produção. Ou, então, permite alargar a área de regadio da exploração. Em ambos os casos, reduz-se os custos de produção e aumenta-se a rentabilidade económica.

O objectivo principal é saber quando e quanto regar, de forma a adaptar, o mais possível, a época e a quantidade de água de rega às necessidades das culturas, evitando perdas desnecessárias.

A água deve ser fornecida à cultura com uma boa eficiência, reduzindo ao mínimo as perdas que se verificam ao longo do sistema de distribuição e na aplicação na parcela que deve ser uniforme em toda a sua extensão.

Os valores registados da precipitação (P) na última semana foram praticamente nulos, ao contrário dos valores registados da Evapotranspiração potencial (ETP), ver quadro. Teremos que obrigatoriamente aumentar a frequência das regas como já referido anteriormente.

Iremos ter condições do estado do tempo óptimas para a próxima semana, segundo as previsões, para serem desenvolvidas quaisquer atividades na exploração agrícola, nomeadamente, práticas culturais (monda de frutos, eliminação de focos de pragas, substituição periódica do atrativo nas garrafas mosqueira, recolha e destruição de frutos caídos no solo, etc…) que permitam diminuir as populações das principais pragas e evitar a aplicação sistemática de produtos fitofarmacêuticos. Nas fruteiras com os frutos já vingados e em crescimento proceder à fertilização de produção.

TRATAMENTOS FITOSSANITÁRIOS

Na aquisição dos produtos fitofarmacêuticos deve informar-se claramente das finalidades dos mesmos, assim como quais as culturas para o qual está homologado, ou seja, para as quais está autorizada a sua aplicação. Não esquecer, o que é uma obrigação, o registo no caderno de campo das utilizações dos produtos fitofarmacêuticos.

- Frutícolas

Com as melhorias previsíveis das condições do estado do tempo, irá verificar-se um aumento na atividade da mosca da fruta (Ceratitis capitata), daí recomendarmos, dum modo geral, para todos os pomares vulneráveis à mesma, a colocação de garrafas mosqueiras (armadilhas de captura massiva) e proceder à substituição periódica (15 em 15 dias) do atrativo nas garrafas mosqueira, como uma medida complementar e não de substituição aos produtos fitofarmacêuticos autorizados. Em média colocar uma armadilha, por cada três árvores.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

Nos casos da ginjeira e cerejeira, aos primeiros sinais da presença da mosca (Drosophila suzukii), para além das referidas armadilhas poderá haver um controlo químico complementar. Existem 2 produtos homologados para a cerejeira (Karate Zeon e Epik SG) e um para a ginjeira (Epik SG).

O karate Zeon (lambda-cialotrina) usado na concentração de 12,5ml/hl, no máximo duas aplicações com intervalo de 14 dias. O Epik SG (acetamiprida) usar na concentração de 45g/hl, também no máximo duas aplicações com intervalo de 14 dias.

Observação: estes dois produtos fitofarmacêuticos têm um Intervalo de segurança de 14 dias.

Prosseguir com os tratamentos preventivos e curativos contra as seguintes doenças: pedrado das macieiras e das pereiras e ainda lepra dos pessegueiros.
Monitorizar as anoneiras na tentativa de detetar a presença da cochonilha algodão e caso se verifique a sua presença poderá aplicar o Imidan 50 WP (fosmete) numa concentração de 60g/hl.

Conveniente nesta altura do ano estar atento à atividade do percevejo do abacateiro, para aos primeiros sinais da sua presença atuarmos de imediato com aplicação de Confidor O-TeQ (imidaclopride) numa concentração de 50ml/hl.

A papaeira é uma cultura que nesta altura do ano deverá também ser monitorizada, procurar sinais de ácaros e sintomas de oídio. No combate aos ácaros para esta cultura usamos o Vertimec 018 EC (abamectina) numa concentração de 50 a 75ml/hl. Se forem detetados sintomas de oídio podemos usar o Bago de Ouro (enxofre polvilhável) numa dose de 50Kg/há, máximo 5 aplicações, (polvilhação dirigida à copa da planta).

- Vinha

É a altura indicada para tratar a vinha, a título preventivo, contra as eventuais formas hibernantes dos habituais fungos patogénicos (míldios e oídios).

- Hortícolas

Para as hortofrutícolas mais comuns nesta época (morango, tomate, alface, pepino, abobrinha, feijão, milho, etc…) há condições favoráveis ao aparecimento e proliferação de pragas como aranhiços, tripes e afídios. Os agricultores deverão monitorizar com frequência o aparecimento destas pragas e quando atingido o nível económico de ataque realizar os tratamentos, utilizando os produtos fitofarmacêuticos menos tóxicos e respeitando as condições de utilização referidas no rótulo. Deverão ter sempre em atenção o respeito pelo intervalo de segurança.

A rega dos morangueiros deve ser abundante e acompanhada de adubação de cobertura de produção, reforçando a dotação do elemento potássio.

OPERAÇÕES CULTURAIS

- Mondas

Condições do estado do tempo ótimas para a realização de variadas atividades na exploração agrícola, nomeadamente as mondas.
Recomenda-se limpar as matas e evitar acumulação de resíduos vegetais facilmente combustíveis (madeira e folhagem), a fim de se evitarem eventuais incêndios.

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 214 310