1 1 1 1 1 Pontuação 4.00 (1 Votos)

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

Na próxima semana, prevê-se a continuidade das condições razoáveis para qualquer tipo de atividade na exploração agrícola, nomeadamente as mobilizações de solo, mondas, podas, enxertias e pulverizações.

De acordo com as previsões do estado do tempo, haverá melhorias no decorrer da semana, sendo o tempo primaveril, já no próximo fim-de-semana.

Com as condições atuais do estado do tempo, podemos e devemos, reduzir a frequência com que regamos, já que a água é um bem precioso que importa proteger, utilizar sem desperdício e sem a poluir.

TRATAMENTOS FITOSSANITÁRIOS

Na aquisição dos produtos fitofarmacêuticos deve informar-se claramente das finalidades dos mesmos, assim como, quais as culturas para o qual está homologado, ou seja, para as quais está autorizada a sua aplicação. Não esquecer, o que deve ser um hábito, o registo das utilizações dos produtos fitofarmacêuticos.

- Frutícolas

Recomenda-se dum modo geral, para todos os pomares vulneráveis à mosca da fruta (Ceratitis capitata), com produtos fitofarmacêuticos homologados ou não, a colocação de armadilhas garrafas mosqueiras (armadilhas de captura massiva), como uma medida complementar e não de substituição a esses mesmos produtos químicos. Em média, uma armadilha por cada três árvores.

Prosseguir com os tratamentos preventivos e curativos contra o pedrado das macieiras e das pereiras e ainda alepra dos pessegueiros.

- Vinha

É uma boa altura para sulfatar a vinha, a título preventivo, contra as eventuais formas hibernantes dos habituais fungos (míldios e oídios). Evitar, contudo, os dias chuvosos e/ou ventosos quando decidir fazer esta aplicação.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

- Hortícolas

Pulverizar batatais e tomateiros com caldas cúpricas para evitar o aparecimento de míldio, logicamente, sempre que as condições do estado do tempo o permitirem.

OPERAÇÕES CULTURAIS

- Sementeira

Continuar com a preparação dos canteiros, para as sementeiras de primavera/verão.

Semear milho estreme ou consociado com feijão, onde se possa facilmente regar.

Ainda vai a tempo de proceder à sementeira de abóboras, agriões, alfaces, cenouras, couves, ervilhas, feijões e pepinos.

- Plantação

De igual modo, as condições climatéricas ainda são aceitáveis para a plantação do tomateiro, pepineiro, pimenteiro, brássicas, melancia e meloa.

Deverá aplicar um pouco de adubo azotado solúvel nas hortaliças que já se encontram pegadas.

- Jardins

Aplicar enxofre nas roseiras, para evitar o aparecimento do oídio, e mondam-se os botões mais pequenos, para obter flores mais perfeitas.

Combate-se o piolho das roseiras e doutras plantas de jardins, com inseticidas de contato.

Recomenda-se limpar as matas e evitar acumulações de lixo facilmente combustível (madeira e folhagem), a fim de se evitarem eventuais incêndios.

Para preservar e melhorar a fertilidade do solo é preciso usar técnicas culturais que tenham efeito directo sobre as suas características, sendo para isso fundamental, nas nossas condições, aumentar o seu teor em matéria orgânica, fertilizar racionalmente as culturas e corrigir a acidez do solo, de acordo com análises laboratoriais, que podem ser obtidas gratuitamente no Laboratório Agrícola da Madeira, situado na Camacha.

Relembra-se, para quem ainda não tem o curso de aplicador de produtos fitofarmacêuticos, que pode proceder à sua inscrição, no site da Secretaria regional de Agricultura e Pescas, situação que lhe vai permitir temporariamente, normalizar a sua situação, até 31 de dezembro do corrente ano. O módulo I do referido curso, com duração de 4 horas, já está neste momento a ser ministrado a todos os agricultores que, entretanto, se inscreveram. O aproveitamento neste primeiro módulo habilita-os a comprar, manusear e aplicar produtos fitofarmacêuticos nos próximos dois anos.

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 214 310

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.