1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

Na próxima semana, prevê-se a continuidade das condições razoáveis para qualquer tipo de atividade na exploração agrícola, nomeadamente as mobilizações de solo, mondas, podas, enxertias e pulverizações.

No entanto, para quinta-feira e domingo de acordo com as previsões, prevê-se chuva e vento com alguma intensidade respetivamente, o que inviabiliza qualquer intenção de aplicação de produtos fitofarmacêuticos, assim como de mobilização de solos.

Os períodos de chuva têm sido mais frequentes em quase toda a região, o que permite reduzir gradualmente as regas. No caso do Caniçal e Santana/São Jorge a precipitação foi inferior à evapotranspiração, pelo que as regas devem ser mantidas, de acordo com as necessidades das culturas. Nas restantes zonas da região a precipitação foi superior aos valores da evapotranspiração e as regas podem ser suspensas.

De acordo com a sabedoria popular: ‘Abril frio e molhado enche o celeiro e farta o gado’.

TRATAMENTOS FITOSSANITÁRIOS

Na aquisição dos produtos fitofarmacêuticos deve informar-se claramente das finalidades dos mesmos assim como quais as culturas para o qual está homologado, ou seja, para as quais está autorizada a sua aplicação. Não esquecer, o que deve ser um hábito, o registo das utilizações dos produtos fitofarmacêuticos.

- Frutícolas

No caso das fruteiras que não têm produtos fitofarmacêuticos homologadas para o combate da mosca da fruta (Ceratitis capitata), nomeadamente a nespereira, por estar em produção nesta altura do ano, recomenda-se o uso de garrafas mosqueiras (armadilhas de captura massiva), para protegê-las desta praga o máximo possível.

Uma chamada especial de atenção para as zonas de produção de cereja e ginja, para que os agricultores comecem a introduzir nos seus pomares as garrafas mosqueiras para captura em massa de Drosophila Suzukii, conforme recomendado edição de 5 de agosto de 2015 do DICA - “Combate à nova praga na cereja e outros frutos, já tem pesticidas autorizados ”.

- Vinha

É a época certa para sulfatar a vinha, a título preventivo contra as eventuais formas hibernantes dos habituais fungos, antes que se manifestem. Evitar, contudo, os dias chuvosos e/ou ventosos quando decidir fazer esta aplicação.
De acordo com a sabedoria popular: ‘ Vinha que rebenta em abril dá pouco vinho para o barril’.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

OPERAÇÕES CULTURAIS

- Sementeira

Continuar com a preparação dos canteiros, para as sementeiras de primavera/verão.

Ainda vai a tempo de proceder à sementeira do milho nos terrenos mais secos bem como para semear abóboras, agriões, alfaces, cenouras, couves, ervilhas, feijões e pepinos.

- Plantação

De igual modo, as condições climatéricas ainda são aceitáveis para a plantação do tomateiro, pepineiro, pimenteiro, brássicas, melancia e meloa.

Deverá aplicar um pouco de adubo azotado solúvel nas hortaliças que já se encontram pegadas.

Evitar, tanto quanto possível, que o adubo atinja as zonas verdes da planta, para evitar ‘queimaduras’.

- Poda

A poda ainda é recomendável nesta altura do ano, sempre que o estado do tempo permitir (como tem sido, de maneira geral, o caso). Para além do kiwi, recomenda-se podar macieiras e pereiras e ainda vai a tempo de podar a ameixeira e pessegueiro.

- Enxertia

Mantém-se ainda a recomendação para a realização de enxertia em algumas fruteiras conforme tem sido referido nas últimas semanas, pelo que deverá programar perante os serviços oficiais ou perante o enxertador particular, para que sejam efetuadas de imediato.

Relembra-se, para quem ainda não tem o curso de aplicador de produtos fitofarmacêuticos, que pode proceder à sua inscrição no site da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, situação que lhe vai permitir normalizar temporariamente a sua situação, até 31 de dezembro do corrente ano.

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 214 310