1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

Na próxima semana, prevê-se a continuidade das condições razoáveis para qualquer tipo de atividade na exploração agrícola, nomeadamente as mobilizações de solo, mondas, podas, enxertias e pulverizações.

Os períodos de chuva têm sido mais frequentes em quase toda a Região, o que permite reduzir gradualmente as regas. No entanto, nas zonas onde a precipitação tem sido baixa e com valores abaixo da evapotranspiração, as regas deverão ser mantidas.

TRATAMENTOS FITOSSANITÁRIOS

Na aquisição dos produtos fitofarmacêuticos deve informar-se claramente das finalidades dos mesmos assim como quais as culturas para o qual está homologado, ou seja, para as quais está autorizada a sua aplicação. Não esquecer, o que deve ser um hábito, o registo das utilizações dos produtos fitofarmacêuticos.

As embalagens vazias dos produtos fitofarmacêuticos não devem ser colocadas nos ecopontos ou queimadas, devendo ser entregues nas lojas onde foram adquiridos.

- Frutícolas

No caso das fruteiras que não têm produtos fitofarmacêuticos homologadas para o combate da mosca da fruta (Ceratitis capitata), nomeadamente a nespereira, por estar em produção nesta altura do ano, recomenda-se o uso de garrafas mosqueiras (armadilhas de captura massiva), para protegê-las desta praga o máximo possível.

Uma chamada especial de atenção para as zonas de produção de cereja e ginja, para que os agricultores comecem a introduzir nos seus pomares as garrafas mosqueiras para captura em massa de Drosófila Suzukii, conforme recomendado no artigo da edição n.º 129 do DICA, “Combate à nova praga na cereja e outros frutos já tem pesticidas autorizados”.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

- Vinha

É a época certa para sulfatar a vinha, a título preventivo contra as eventuais formas hibernantes dos habituais fungos, antes que se manifestem.
A título de curiosidade, refira-se o provérbio: “vinha que rebenta em abril dá pouco vinho para o barril”.

OPERAÇÕES CULTURAIS

- Sementeira

Dever-se-á continuar com a preparação dos canteiros para as sementeiras de primavera/verão.

É também a época própria para a sementeira do milho nos terrenos mais secos e da abóbora, agrião, alface, cenoura, couve, ervilha, feijão e pepino.

- Plantação

De igual modo, as condições climatéricas estão ótimas para a plantação do tomateiro, pepineiro, pimenteiro, brássicas, melancia e meloa.

Deverá aplicar um pouco de adubo azotado solúvel nas hortaliças que já se encontram pegadas.

Evitar, tanto quanto possível, que o adubo atinja as zonas verdes da planta, para evitar ‘queimaduras’.

- Poda

A poda ainda é recomendável nesta altura do ano, sempre que o estado do tempo permitir, (como tem sido, de maneira geral, o caso). Para além do kiwi, recomenda-se podar macieiras e pereiras e ainda vai a tempo de podar a ameixeira e pessegueiro.

- Enxertia

Mantém-se também a recomendação para a realização da enxertia de algumas fruteiras, pelo que deverá programar perante os serviços oficiais ou perante o enxertador particular para que sejam efetuadas de imediato.

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 214 310