1 1 1 1 1

meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

Na próxima semana, prevê-se a continuidade de condições razoáveis para qualquer tipo de atividade na exploração agrícola, nomeadamente as mobilizações de solo, mondas, podas, enxertias e pulverizações.

Face à análise dos dados relativos à precipitação e correspondente evapotranspiração, aconselha-se que se mantenha a periodicidade das regas, já que os períodos de chuva previstos não serão ainda suficientes para saturar o solo.

TRATAMENTOS FITOSSANITÁRIOS

Na aquisição dos produtos fitofarmacêuticos deve informar-se claramente das finalidades dos mesmos assim como quais as culturas para o qual está homologado, ou seja, para as quais está autorizada a sua aplicação. Não esquecer, o que deve ser um hábito, o registo das utilizações dos produtos fitofarmacêuticos.

As embalagens vazias dos produtos fitofarmacêuticos não devem ser colocadas nos ecopontos ou queimadas, devendo ser entregues nas lojas onde foram adquiridos.

- Frutícolas:

No caso das fruteiras que não têm produtos fitofarmacêuticos homologadas para o combate da mosca da fruta (Ceratitis capitata), nomeadamente a nespereira, por estar em produção nesta altura do ano, recomenda-se o uso de garrafas mosqueiras (armadilhas de captura massiva), para protegê-las desta praga o máximo possível.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

OPERAÇÕES CULTURAIS

- Plantação:

As condições climatéricas continuam ótimas para a plantação do tomate, pepino, pimento, cabaças, brássicas, melancias e meloas.

- Poda:

O período compreendido entre dezembro/janeiro e fevereiro/março, após a queda das folhas, é o indicado para realizar a poda do kiwi, com o objetivo de obter uma boa distribuição das varas de produção, assegurando assim a boa frutificação, o arejamento, a polinização e a luminosidade da copa, podendo ser realizada na região em abril.

De referir que as zonas de maior altitude são as mais indicadas para a produção de kiwis, dado ser conveniente que o número de horas de frio abaixo de 7ºC seja superior a 600 horas/ano, para favorecer a quebra de dormência da planta.

Conforme referido nas semanas anteriores, a poda é recomendável nesta altura do ano de preferência e, para além do kiwi, macieiras, pereiras, pessegueiros, cerejeiras e ameixeiras devem ser podados.

- Enxertia:

Mantém-se a recomendação para a realização de enxertia de algumas fruteiras, incluindo o kiwi, pelo que deverá programar perante os serviços oficiais ou perante o enxertador particular para que sejam efetuadas de imediato, conforme tem sido referido nas semanas anteriores.

Relembra-se, caso não tenha ainda o curso de aplicador de produtos fitofarmacêuticos, que pode proceder à sua inscrição no site da secretaria (http://www.madeira.gov.pt/srap), situação que lhe vai permitir normalizar temporariamente a sua situação, até 31 de dezembro do corrente ano.

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 214 310