1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

As previsões para próxima semana são de condições amenas (pequenos aguaceiros e céu com poucas nuvens), havendo, no entanto, um aumento significativo da velocidade do vento para o fim da semana. Permanecem assim as condições climatéricas razoáveis (exceptuando os dias ventosos) para a mobilização dos solos, assim como para outras atividades na exploração agrícola, nomeadamente as mondas, podas, enxertias e pulverizações. Constata-se ainda que, face à análise dos dados relativos à precipitação e correspondente evapotranspiração, pode ir reduzindo as regas gradualmente. Nas zonas onde a precipitação for nula deve manter a periodicidade das regas.

TRATAMENTOS FITOSSANITÁRIOS

Na aquisição dos produtos fitofarmacêuticos deve informar-se claramente das finalidades dos mesmos assim como quais as culturas para o qual está homologado, ou seja, para as quais está autorizada a sua aplicação. Não esquecer, o que deve ser um hábito, o registo das utilizações dos produtos fitofarmacêuticos.

Relembra-se, para quem ainda não tem o curso de aplicador de produtos fitofarmacêuticos, que pode proceder à sua inscrição no site da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, situação que lhe vai permitir regularizar temporariamente a situação (até 31 de dezembro do corrente ano).

- Hortícolas:

Sempre que o estado do tempo permitir, e tem sido o caso, deverá aproveitar para manter os tratamentos preventivos contra os fungos que proliferam com estas condições do estado tempo, nomeadamente o míldio na batateira e a botrytis do morangueiro, respeitando sempre o número de tratamentos a efetuar relativos a cada cultura.

- Frutícolas:

De igual modo, deve manter os pomares de citrinos (variedades tardias, com colheita em março) protegidos contra o míldio, aplicando um produto fitofarmacêutico adequado, com repetições de 3 a 4 semanas (verificar no rótulo).

Continue com o tratamento contra os ovos das cochonilhas e ácaros nas macieiras, pereiras e pessegueiros. Por sua vez, deve pulverizar com calda bordalesa as nespereiras, para combater as formas hibernantes de pedrado, e os pessegueiros, para combater o crivado e a lepra.

Nas nespereiras, recomenda-se o uso de garrafas mosqueiras (armadilhas de captura massiva), para minorar o ataque da mosca da fruta (Ceratitis capitata).

- Vinha:

Dever-se-á proceder ao controlo de infestantes anuais, consultando sempre a ficha técnica dos vários produtos fitofarmacêuticos existentes no mercado, de forma a escolher o mais adequado para a sua situação.

De igual modo, dever-se-á início aos trabalhos de limpeza da vinha, retirando as folhas caídas assim como aquelas que estão prestes a cair.

 

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

OPERAÇÕES CULTURAIS

- Sementeira:

Continuar a preparar os canteiros, tanto para as sementeiras da época como para as da Primavera.

Uma vez que o estado do tempo está favorável, ainda é possível efetuar a sementeira de algumas hortícolas, a exemplo da alface, couve, beterraba, nabo e alhos, em alfobres quer protegidos quer ao ar livre.

- Plantação:

Lavrar as terras fortes e argilosas destinadas às sementeiras da Primavera e, em simultâneo, deitar na terra estrumes curtidos. Proceder também à fertilização química com adubos fosfatados, potássicos ou compostos. Convém lembrar que as hortas, passados alguns anos de cultura intensiva, tornam-se ácidas, tornando-se indispensável aplicar calcário, de acordo com análises laboratoriais.
Continuar com os procedimentos de preparação das culturas de Primavera/Verão, nomeadamente as batatas, continuando com a sua plantação nas zonas de cotas mais baixas.

- Poda:

Continue ou inicie a poda da vinha e das fruteiras.

Como tem sido recomendado nos artigos anteriores, a poda é recomendável nesta altura do ano e sempre que o estado do tempo, quer nas figueiras quer nas prunóideas, sobretudo pessegueiro, cerejeira e ameixeira.

Dar início aos trabalhos de limpeza das folhas caídas da vinha, assim como daquelas que estão prestes a cair.

A queda das folhas indicia o período de repouso vegetativo, até ao início da brotação, o período indicado para dar início à poda da vinha.

- Enxertia:

Esta é também a época própria para realizar a enxertia de fruteiras de caroço (cerejeira, pessegueiro, ameixeira e damasco), pelo que deverá programar perante os serviços oficiais ou perante o enxertador particular, para que sejam efetuadas de imediato.

- Monda:

Aproveitar sempre que as condições do estado do tempo permitirem para efetuar as mondas nas culturas recentemente plantadas.

- Jardim:

Deve continuar ainda com a instalação de viveiros de estacaria de roseiras, de aromáticas e de outros arbustos e árvores de jardim.

Aconselha-se a execução de caldeiras em volta das árvores e arbustos, onde se lança estrume que não deve ficar em contacto com as plantas (este estrume é coberto com terra na Primavera).

Recomenda-se também que no final de cada dia de trabalho deposite o eventual lixo formado (ramos e folhas mortas) nos locais destinados para o efeito. O lixo acumulado na exploração agrícola potencia, em caso de chuvas fortes, situações de graves prejuízos para a mesma.

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 214 310

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.