1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

As previsões para a próxima semana apontam para que haja uma degradação das condições do estado do tempo na quinta e sexta-feira próximas, melhorando nos dias seguintes. Há, assim, a permanência de condições climatéricas razoáveis (excetuando os dois dias referidos) para a mobilização do solo, assim como para outras atividades na exploração agrícola, nomeadamente as mondas, podas e enxertias. Perante a análise dos dados publicados relativos à precipitação e correspondente evapotranspiração, verifica-se facilmente haver a necessidade de manter as regas.

TRATAMENTOS FITOSSANITÁRIOS

Relembra-se a necessidade de recusar as embalagens de produtos fitofarmacêuticos danificadas.

As embalagens dos produtos fitofarmacêuticos devem ser examinadas com cuidado antes de serem adquiridas, devendo recusar as que estiverem em mau estado, as que apresentem derrames, as que já tenham sido abertas e ainda as que não tenham rótulos originais e em português.

- Hortícolas:

Sempre que o estado do tempo permitir, e tem sido esse o caso, deverá aproveitar para manter os tratamentos preventivos contra os fungos que proliferam com estas condições do estado tempo, nomeadamente o míldio na batateira e a botrytis do morangueiro, respeitando sempre o número de tratamentos a efetuar relativos a cada cultura.

- Frutícolas:

Há que manter os pomares de citrinos (variedades tardias, com colheita em março) protegidos contra o míldio, aplicando um produto fitofarmacêutico adequado, com repetições de três a quatro semanas (ver rótulo), sempre que o estado do tempo permitir.

Deve continuar também com o tratamento contra os ovos das cochonilhas e ácaros nas macieiras, pereiras e pessegueiros. Pulverizar com calda bordalesa as nespereiras, para combater as formas hibernantes de pedrado, e também nos pessegueiros, para o crivado e a lepra.

Nas nespereiras, recomenda-se o uso de garrafas mosqueiras (armadilhas) para minorar o ataque da mosca da fruta

- Vinha:

Dever-se-á proceder ao controlo de infestantes anuais, consultando sempre a ficha técnica dos vários produtos fitofarmacêuticos existentes no mercado, de forma a escolher o mais adequado para a sua situação.
De igual modo, dever-se-á início aos trabalhos de limpeza da vinha, retirando as folhas caídas assim como aquelas que estão prestes a cair.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

OPERAÇÕES CULTURAIS

- Sementeira:

Pode continuar a preparar os canteiros, tanto para as sementeiras da época como para as da Primavera.

Uma vez que o estado do tempo está favorável, ainda é possível efetuar a sementeira de algumas hortícolas, a exemplo da alface, couve, beterraba, alhos e nabo, em alfobres protegidos ou ao ar livre.

- Plantação:

Lavrar as terras fortes e argilosas destinadas às sementeiras da Primavera e, ao mesmo tempo, deitar na terra estrumes curtidos. Proceder também à fertilização química com adubos fosfatados, potássicos ou compostos. Convém lembrar que as hortas, passados alguns anos de cultura intensiva, tornam-se ácidas, pelo que é indispensável aplicar calcário, de acordo com análises laboratoriais.

Continuar com os procedimentos de preparação das culturas de Primavera/Verão, nomeadamente as batatas nas zonas de cotas mais baixas.

- Poda:

Continue ou inicie a poda da vinha e das fruteiras.

Como tem sido recomendado, a poda é aconselhável nesta altura do ano e sempre que o estado do tempo, quer nas figueiras quer nas prunóideas (sobretudo pessegueiro, cerejeira e ameixeira).

Dar início à poda da vinha, sempre depois da queda das folhas, que indicia o período de repouso vegetativo, até ao início da brotação.

- Enxertia:

Esta é também a época própria para realizar a enxertia de fruteiras de caroço (cerejeira, pessegueiro, ameixeira e damasco), pelo que deverá programar perante os serviços oficiais ou perante o enxertador particular para que seja efetuada de imediato.

- Monda:

Sempre que as condições do estado do tempo permitirem, efetue as mondas nas culturas recentemente plantadas.

- Jardim:

Mantém-se a recomendação de podar as roseiras, bem como de outros arbustos e árvores de jardim que não estejam em flor.
Deve continuar ainda com a instalação de viveiros de estacaria de roseiras, de aromáticas e de outros arbustos e árvores de jardim.

Conforme referido anteriormente, está previsto o aumento de precipitação em toda a região para quinta e sexta-feira. É de todo razoável a limpeza das linhas de água nas suas explorações, para evitar ao mínimo as condições de cheias e desmoronamentos de terras.

Nunca é demais lembrar que, no final de cada dia de trabalho, deve depositar o eventual lixo formado (ramos e folhas mortas) nos locais destinados para o efeito. O lixo acumulado na exploração agrícola potencia, em caso de chuvas fortes, situações de graves prejuízos para a mesma.

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento deverá contactar o seguinte serviço da Direção Regional de Agricultura:

Direção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 214 310