1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

As previsões para próxima semana apontam para que as condições do estado do tempo se mantenham inalteradas. Há, assim, a continuidade de condições climatéricas razoáveis para a mobilização do solo, bem como para outras atividades na exploração agrícola, nomeadamente as mondas, podas e enxertias. Perante a análise dos dados publicados relativos à precipitação e correspondente evapotranspiração, verifica-se facilmente haver a necessidade de manter as regas.

TRATAMENTOS FITOSSANITÁRIOS

- Hortícolas:

Sempre que o estado do tempo permitir, e tem sido esse o caso, deverá aproveitar para manter os tratamentos preventivos contra os fungos que proliferam com as atuais condições do estado tempo, nomeadamente o míldio na batateira e a botrytis do morangueiro, respeitando sempre o número de tratamentos a efetuar para cada cultura.

- Frutícolas:

Há que manter os pomares de citrinos (variedades tardias, com colheita em março) protegidos contra o míldio, aplicando um produto fitofarmacêutico adequado, com repetições de 3 a 4 semanas (ver rótulo), como tem vindo a ser recomendado nas últimas semanas.

Quem ainda não fez qualquer tratamento de Inverno (mistura de produto à base de cobre e óleo de verão) nas fruteiras de folhagem caduca (pomóideas e prunóideas) deverá fazê-lo imediatamente a seguir à poda, desde que os gomos ainda se encontrem dormentes. De forma a prevenir o pedrado nas nespereiras, deverá pulverizá-las com produto à base de cobre até ao início da mudança de cor dos frutos.

Nos pomares de anona cuja colheita seja mais tardia, recomenda-se que seja dada especial atenção ao controlo da mosca da fruta, recorrendo à aplicação do IMIDAN 50 WP, na concentração de 60g para 100l de água. Nunca é demais recordar que o intervalo de segurança é de 28 dias.

Caso já esteja a apanhar anona, poderá, imediatamente a seguir à apanha, efetuar o tratamento contra a mosca, respeitando, de igual modo, o período de 28 dias até à próxima apanha.

É sempre recomendável a colocação de garrafas mosqueiras (armadilhas) nas árvores como forma de captura massiva da mosca, tanto nas anoneiras como nas nespereiras.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

- Vinha:

Dever-se-á proceder ao controlo de infestantes anuais, consultando sempre a ficha técnica dos vários produtos fitofarmacêuticos existentes no mercado, de forma a escolher o mais adequado para a sua situação. Dever-se-á ainda preparar para iniciar a poda nesta cultura.

OPERAÇÕES CULTURAIS

- Sementeira:

Já vai ficando tarde para efetuar a sementeira de algumas hortícolas, a exemplo da alface, couve, beterraba, alhos e nabo, em alfobres quer protegidos quer ao ar livre, mas, uma vez que o estado do tempo está favorável, ainda é possível.

- Plantação:

Deverá continuar com os procedimentos de preparação das culturas de Primavera/Verão, nomeadamente as batatas, iniciando a sua plantação nas zonas de cotas mais baixas.

- Poda:

Como tem sido recomendado nos artigos anteriores, a poda é recomendável nesta altura do ano e sempre que o estado do tempo, como se tem verificado, nas prunóideas (principalmente pessegueiro, cerejeira e ameixeira). Recomenda-se igualmente dar início à poda da vinha, sempre depois da queda das folhas, que indicia o período de repouso vegetativo, e até ao início da brotação.

- Enxertia:

Esta é também a época própria para realizar a enxertia de fruteiras de caroço (cerejeira, pessegueiro, ameixeira e damasco), pelo que deverá programar perante os serviços oficiais ou perante o enxertador particular para que sejam efetuadas de imediato.

- Monda:

Deverá aproveitar as boas condições do estado do tempo para efetuar as mondas nas culturas recentemente plantadas.

- Jardim:

Mantém-se a recomendação de podar as roseiras, bem como de outros arbustos e árvores de jardim que não estejam em flor.
Deve continuar ainda com a instalação de viveiros de estacaria de roseiras, de aromáticas e de outros arbustos e árvores de jardim.

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento deverá contactar os seguintes serviços da Direção Regional de Agricultura:

- No âmbito da produção convencional (proteção integrada):

Direção de Serviços de Desenvolvimento Rural
Divisão de Apoio ao Agricultor
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 214 310

Direção de Serviços de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Divisão de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

- No âmbito da produção biológica:

Direção de Serviços de Desenvolvimento de Agricultura e Pecuária Biológica
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 744 190