1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

As previsões para próxima semana apontam para períodos de chuva pouco abundante, com relativa melhoria durante o fim-de-semana, pelo que poderá continuar com a mobilização dos solos. Poderá ainda continuar com as operações culturais já mencionadas na semana anterior, nomeadamente as enxertias, podas e mondas. As regas periódicas terão ainda que ser mantidas.

TRATAMENTOS FITOSSANITÁRIOS

- Hortícolas:

Deverá, dadas as condições do estado do tempo, aproveitar para fazer tratamentos à base de cobre contra os fungos que proliferam nestas condições meteorológicas, em particular o míldio na batateira, respeitando sempre o número de tratamentos a efetuar, relativos a cada cultura.

- Frutícolas:

Há que manter os pomares de citrinos (variedades tardias, com colheita em março) protegidos contra o míldio. Nos pomares de anona cuja colheita seja mais tardia recomenda-se que seja dada especial atenção ao controlo da mosca da fruta, recorrendo à aplicação do IMIDAN 50 WP, na concentração de 60g para 100l de água, recordando que o intervalo de segurança é de 28 dias.

Caso já esteja a apanhar anona, poderá, imediatamente após a apanha, efetuar o tratamento contra a mosca, respeitando sempre o período de 28 dias entre a próxima apanha.

É recomendável sempre a colocação de garrafas mosqueiras (armadilhas), nas árvores como forma de captura massiva da mosca, tanto nas anoneiras como nas nespereiras (aproxima-se a época de colheita).

- Vinha:

Dever-se-á proceder ao controlo de infestantes anuais, consultando sempre a ficha técnica dos vários produtos fitofarmacêuticos existentes no mercado, de forma a escolher o mais adequado para a sua situação. Dever-se-á ainda preparar para iniciar a poda nesta cultura.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

OPERAÇÕES CULTURAIS

- Sementeira:

Deverá continuar com a sementeira de abóbora, alho-francês, beterraba, cebola, cenoura, coentro, couve-flor, grelo, nabo, espargo, ervilha, espinafre, fava, feijão, melancia, nabiça, pimento, rabanete, repolho, salsa, segurelha e tomate, tendo sempre em linha de conta a localização da exploração, a exposição solar e os ventos, fatores determinantes na escolha das culturas para a sementeira. Os fatores edáficos (propriedades do solo) são também um fator com muito peso na escolha das culturas a produzir.

- Colheita da anona:

A colheita do fruto exige conhecimentos específicos, sendo feita no estado de maturação comercial, que corresponde ao início da mudança da coloração da epiderme de verde-escuro para verde mais claro, em que deixa de ser evidente a concavidade dos carpelos, bem como a proeminência das soldaduras carpelares. Como é do conhecimento geral, a anona é um fruto muito perecível, sendo o seu período de conservação à temperatura ambiente de sete a 10 dias. Recorrendo-se a câmara frigorífica, com temperatura a 8 ºC e humidade relativa de 80 a 90%, a conservação na câmara passa a 12 dias, acrescidos de quatro dias à temperatura ambiente, prolongando-se a conservação desde a colheita até 16 dias.

- Poda:

A poda é recomendável nesta altura do ano, e sempre que o estado do tempo permitir, nas figueiras e prunóideas (sobretudo pessegueiro, cerejeira e ameixeira), evitando grandes cortes.

- Enxertia:

Esta é também a época própria para realizar a enxertia de fruteiras de caroço (cerejeira, pessegueiro, ameixeira e damasco), pelo que deverá programar perante os serviços oficiais ou perante o enxertador particular para que sejam efetuadas de imediato.

- Monda:

Aproveitar as boas condições do estado do tempo para efetuar as mondas nas culturas recentemente plantadas, nomeadamente no seu cebolal.

- Jardim:

Mantém-se a recomendação de podar as roseiras, bem como de outros arbustos e árvores de jardim que não estejam em flor.
Deve continuar ainda com a instalação de viveiros de estacaria de roseiras, de aromáticas e de outros arbustos e árvores de jardim.

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento deverá contactar os seguintes serviços da Direção Regional de Agricultura:

- No âmbito da produção convencional (proteção integrada):

Direção de Serviços de Desenvolvimento Rural
Divisão de Apoio ao Agricultor
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 214 310

Direção de Serviços de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Divisão de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

- No âmbito da produção biológica:

Direção de Serviços de Desenvolvimento de Agricultura e Pecuária Biológica
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 744 190