1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

As previsões para a próxima semana indicam que as condições do estado do tempo ir-se-ão manter, com um pequeno agravamento no próximo sábado para o Funchal e norte da Ilha, daí a prioridade em manter as regas periódicas, principalmente nas culturas situadas a sul.

Pode dar-se continuidade à distribuição dos corretivos de solo, nomeadamente a aplicação de calcário para aumentar o pH do solo.

SEMENTEIRAS

A preparação das sementeiras deve ser feita em local abrigado, não sendo aconselhável semear no próprio terreno, uma vez que a temperatura baixa não permite a permanência prolongada das sementes, à espera do momento mais favoráveis à germinação.

ORGANIZAÇÃO DO ARMAZÉM NA EXPLORAÇÃO AGRÍCOLA

A possibilidade de organizar o armazém durante o inverno permite poupar tempo e ganhar eficiência em épocas nas quais os trabalhos na exploração são mais intensos.

Dever-se-á verificar se o armazenamento de produtos fitofarmacêuticos garante a qualidade dos produtos e a segurança do pessoal que a eles têm acesso. Os produtos devem ser armazenados exclusivamente nas suas embalagens originais e numa posição que permita a sua fácil identificação, através da leitura do rótulo.

De referir que só se podem armazenar e utilizar produtos registados em Portugal. Dever-se-á armazenar apenas as quantidades necessárias à proteção fitossanitária na exploração e utilizar sempre o produto mais antigo no armazém, seguindo o princípio primeiro a chegar, primeiro a sair.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

Sugere-se ao senhor agricultor os seguintes cuidados no armazenamento dos produtos na exploração:

- Não armazenar pesticidas e fertilizantes junto de rações ou alimentos para animais;
- Manter sempre os produtos fitofarmacêuticos nas embalagens originais, de preferência fechados num armário ou em caixa separada, fora do alcance das crianças, pessoas e animais, e nunca onde possam ser confundidos com alimentos ou bebidas;
- Não armazenar os produtos fitofarmacêuticos misturados com os fertilizantes;
- Não armazenar produtos junto de paredes, mantendo uma distância de 40 a 50cm, nem em altura muito próximo de lâmpadas de iluminação não protegidas;
- Manter os produtos em local arejado, fresco e seco, com piso impermeável, afastado 10 m dos cursos de água, longe do lume e ao abrigo da exposição direta do sol;
- Os herbicidas devem ser armazenados separadamente de todos os outros produtos fitofarmacêuticos.


Num armazém de produtos fitofarmacêuticos devem guardar-se, depois de limpos, todos os utensílios utilizados na medição e pesagem dos produtos tais como, medidores, baldes, etc. O armazém é também o sítio ideal para armazenar as embalagens vazias dentro de sacos destinados para o efeito, para posterior entrega nos centros de receção.

Nesta época natalícia, apela-se à preparação de um cabaz com produtos regionais para oferecer a familiares e amigos, com o objetivo de dar a conhecer e valorizar o produto regional.

A todos, deseja-se um Natal feliz e com muita saúde e alegria e que o ano comece com muita fé e esperança.

Feliz Natal!

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento deverá contactar os seguintes serviços da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural:

- No âmbito da produção convencional (proteção integrada):

Direção de Serviços de Desenvolvimento Rural
Divisão de Apoio ao Agricultor
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 214 310

Direção de Serviços de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Divisão de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

- No âmbito da produção biológica:

Direção de Serviços de Desenvolvimento de Agricultura e Pecuária Biológica
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 744 190

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.