1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

CLIMATOLOGIA

As previsões para a próxima semana indicam que se irão manter as mesmas condições do estado do tempo, com pequeno agravamento para o próximo domingo, principalmente para o norte da Ilha. Daí a prioridade para manter as regas periódicas, sobretudo nas culturas situadas a sul.

PLANTAÇÃO:

- Hortícolas

As boas condições do estado do tempo continuam a permitir a preparação dos talhões, socalcos e canteiros para as culturas próprias da época e também para as culturas do próximo mês de janeiro, nomeadamente a cultura da batata (“semilha”). Deve ser dada preferência à batata-semente certificada, que garante total inocuidade relativa a toda uma série de pragas e doenças altamente destrutivas (escaravelho, sarna, murchidão negra, rizotonia, para além dos variados vírus).

- Frutícolas

Mantém-se a recomendação para o caso particular das tangerinas e laranja de “umbigo”, uma vez que é já a época da sua colheita, mais especificamente não realizar qualquer tipo de tratamento com produtos químicos.

- Instalação de novos pomares

Recomenda-se a observação prévia das caraterísticas do solo, quer a nível físico (estrutura, profundidade, textura) querem a nível químico (nutrientes N-P-K e outros, teor de matéria orgânica, pH, capacidade de troca do solo), procedendo à análise prévia da terra na parcela onde se pretende instalar o pomar, com o objetivo de avaliar o seu estado de fertilidade.

Na instalação de um pomar é fundamental ter em atenção vários aspetos, fundamentais para a produtividade e rentabilidade da exploração.

Nos terrenos onde existiram árvores, sobretudo espécies florestais, retirar os "tocos" e todas as raízes e destruir (queimar), de forma a evitar-se doenças a nível radicular (podridões).

Deverá ter em atenção as condições climáticas do local, nomeadamente a temperatura média, bem como a humidade relativa e exposição solar. Ter atenção à intensidade dos ventos, bem como à sua frequência e predominância (orientação).

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

- Cana-de-açúcar

Considerando que a cana atinge o maior desenvolvimento vegetativo no período de Outono/Inverno, e que as previsões para o final da semana indicam algum vento forte, juntamente com as chuvas, podem provocar a "acama" da cultura, pelo que se aconselha o toturamento da cana-de-açúcar, através de rede ovelheira, arames, cordas e o amarre por “molhos”.

- Pequenos frutos (framboesas)

Uma vez que já existem pequenas plantações de framboeseira, que neste momento estão em período de produção no sul da ilha, alertamos para a problemática da destruição dos frutos causados pela mosca dos pequenos frutos. Poderá recorrer aos métodos de luta biotécnica preventiva, que consiste na colocação de armadilhas (garrafas mosqueiras) contendo uma mistura atrativa (à base de vinagre de sidra ou mistura com fermento de padeiro). Como o ciclo não é interrompido durante o outono/inverno, aconselhamos a manutenção do dispositivo de captura massiva durante estas estações, de modo a reduzir as populações a níveis toleráveis ou insignificantes.

Em caso de optar pelo controlo químico, os produtos fitofarmacêuticos recomendados para os usos menores são: Epik SG (acetamiprida) aplicado no início do ataque e o Karate Zeon (lambda-cialotrina), aplicado próximo da mudança de coloração dos frutos e a colheita.

- Plantação de morangueiro

Apesar de ser uma planta perene, as suas exigências fisiológicas, sanitárias e nutricionais obrigam a que seja cultivada como anual, de modo a rentabilizar a sua produção.

A aquisição dos propágulos é considerada a etapa mais importante do sucesso do produtor de morango. Aconselha-se a comprar sempre plantas certificadas e com garantia varietal a viveiros ou empresas especializadas e com tradição na região.
Proceder à prévia análise de solos e incorporar os corretivos e adubos de fundo necessários (recorrer ao aconselhamento técnico). Caso receba as plantas e não seja possível de imediato efetuar a sua plantação, deverá “abacelar” na terra. Convém sempre dar uma pequena poda às raízes, e desinfetar plantas antes da plantação, imergindo as raízes numa calda à base de fosetil de alumínio.

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento deverá contactar os seguintes serviços da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural:

- No âmbito da produção convencional (proteção integrada):

Direção de Serviços de Desenvolvimento Rural
Divisão de Apoio ao Agricultor
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 214 310

Direção de Serviços de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Divisão de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

- No âmbito da produção biológica:

Direção de Serviços de Desenvolvimento de Agricultura e Pecuária Biológica
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 744 190