1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

Os valores da temperatura média do ar registados na última semana nas diversas estações meteorológicas da Ilha da Madeira podem ser considerados “bons” para a altura do ano, com registos entre os 9,8ºC na estação do Arieiro e os 20,8ºC na estação do Lugar de Baixo, passando pelos 18.4ºC registados na Calheta e em Santana.

A precipitação foi registada em todas as estações, com valores muito significativos nas estações do Arieiro, Santo da Serra, Achadas da Cruz, Santana e Calheta.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

Ao longo desta semana, a probabilidade da ocorrência de precipitação é muito elevada, com maior incidência para o fim desta semana, associada a uma diminuição da humidade relativa do ar.

As previsões para a próxima semana apontam ainda para uma ligeira descida das temperaturas máximas e mínimas tanto a norte como a sul da ilha.

Os ventos soprarão de norte, com tendência para a redução da velocidade e mudança para o quadrante sul no fim desta semana.

Face às condições atmosféricas das últimas semanas, continua-se a recomendar atenção aos surto de oídio nas culturas hortícolas de ar livre e especialmente nas praticadas em estufa, embora agora com menos preocupação pois a humidade relativa do ar deverá baixar. Ainda assim, recomenda-se atenção a eventuais surtos desta doença, com ações preventivas que promovam o arejamento das estufas e/ou a aplicação de enxofre em pó.

Estas condições, principalmente na costa norte, são propícias a que se enterre os tremoços ou outras leguminosas que tenham sido cultivados com o objetivo de proceder à adubação em verde.

Para mais informação relativamente a questões de caráter técnico relacionado com a produção agrícola deverá contactar os seguintes serviços da Direção Regional de Agricultura:

- No âmbito da produção convencional (proteção integrada):

Direção de Serviços de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Divisão de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

Direção de Serviços de Desenvolvimento Rural
Divisão de Apoio ao Agricultor
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 214 310

- No âmbito da produção biológica:

Direção de Serviços de Desenvolvimento de Agricultura e Pecuária Biológica
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 744 190

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.