1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

O outono chegou e, com ele, a chuva, que tanta falta faz, sobretudo na costa sul da Ilha da Madeira, já que na vertente norte ela tem sido persistente nas últimas semanas.

De facto, após um ano agrícola com um nível de precipitação muito fraco, abaixo da média dos 30 anos que servem de referência, a ocorrência de chuva é muito positivo, no sentido de repor algum nível de humidade no solo ao dispor das raízes das plantas, quer para facilitar as operações de mobilização do solo, quer para reforçar os fracos caudais das nascentes de água que, por sua vez, aumentam os caudais das levadas.

As temperaturas registadas continuam a um nível elevado, próprias de pleno Verão, em quase todas as estações meteorológicas colocadas onde há atividade agrícola, o que possibilita o prolongamento da produção de muitas culturas chamadas de primavera/verão, com aumento da rentabilidade da exploração agrícola. É o caso da cultura do tomate, pepino, abóbora-menina e alface, entre outras.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

As previsões meteorológicas para a próxima semana apontam para a manutenção das condições meteorológicas dos últimos dias, ou seja, temperatura elevadas, humidade relativa do ar bastante alta e ocorrência frequente de precipitação, ou seja, continuam a estar reunidas as “condições perfeitas” para o desenvolvimento de doenças provocadas por fungos.

Assim, para as culturas que ainda estão a decorrer, quer ao ar livre, quer em estufa, recomenda-se aos agricultores que tomem medidas preventivas para evitar ou, pelo menos, minimizar os efeitos nefastos dos ataques provocados por fungos.

Para mais informação relativamente a questões de caráter técnico relacionadas com a produção agrícola deverá contactar os seguintes serviços da Direção Regional de Agricultura:

- No âmbito da produção convencional (proteção integrada):

Direção de Serviços de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Divisão de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

Direção de Serviços de Desenvolvimento Rural
Divisão de Apoio ao Agricultor
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 214 310

- No âmbito da produção biológica:

Direção de Serviços de Desenvolvimento de Agricultura e Pecuária Biológica
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 744 190

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.