1 1 1 1 1

Meteorologia Agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)


Esta é uma época do ano em que se preparam os terrenos para receber as denominadas culturas de outono/inverno, sobretudo para os agricultores cujas culturas são desenvolvidas ao ar livre.


Para as operações de mobilização do solo, é muito importante que este tenha um teor de água equilibrado, ou seja, que esta não seja em excesso nem que o solo esteja demasiado seco.


Neste sentido, a precipitação que tem ocorrido nos últimos dias um pouco por toda a Ilha da Madeira é uma ajuda preciosa para a preparação do solo para receber as culturas do novo ano agrícola.


Outro fator atmosférico que influencia significativamente o desenvolvimento das culturas agrícolas é a humidade relativa do ar. Os níveis de humidade na última semana estiveram muito altos, quase ao nível da saturação no posto meteorológico localizado na freguesia do Santo da Serra, com 99%. Precisamente, temperaturas elevadas e humidade do ar a um nível muito elevado são as condições ideais para o desenvolvimento de doenças provocadas por fungos.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)


Assim, para as culturas que ainda estão a decorrer, quer ao ar livre, quer em estufa, recomenda-se aos agricultores que tomem medidas no sentido de evitar ou minimizar os efeitos nefastos dos ataques provocados por fungos.


A aplicação de medidas preventivas é ainda mais oportuna e importante porque as previsões meteorológicas indicam que as condições que se têm feito sentir nas últimas semanas prolongar-se-ão nos próximos dias.

Para mais informação relativamente a questões de caráter técnico relacionado com a produção agrícola deverá contactar os seguintes serviços da Direção Regional de Agricultura:


- No âmbito da produção convencional (proteção integrada):


Direção de Serviços de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Divisão de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260


Direção de Serviços de Desenvolvimento Rural
Divisão de Apoio ao Agricultor
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 214 310


- No âmbito da produção biológica:


Direção de Serviços de Desenvolvimento de Agricultura e Pecuária Biológica
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 744 190