1 1 1 1 1

Meteorologia Agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

Lentamente, o Verão parece dar lugar ao Outono. Nos últimos dias, as temperaturas noturnas em algumas localidades da Ilha da Madeira, associadas a uma ligeira brisa são já o prenúncio da estação outonal que se aproxima, mais evidente ainda pela precipitação que continua a ocorrer, sobretudo nas zonas norte, este e oeste da ilha.

Continua a verificar-se também uma significativa amplitude entre a temperatura máxima absoluta (TmaxA), verificada, como (quase) sempre, na estação meteorológica da Ponta do Sol/Lugar de Baixo, e a temperatura mínima absoluta (TminA), verificada também como habitualmente nas Achadas da Cruz/Lombo da Terça. Este facto é significativo do ponto de vista agroclimático e indicador da vasta variabilidade do clima da Madeira, apesar da sua reduzida dimensão geográfica. É este factor que permite quase a convivência entre as plantas de clima subtropical (banana, abacate, anona, ...) e as plantas de clima temperado (macieiras, pereiras, ameixieiras, ...).

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

Felizmente, devido à precipitação que tem ocorrido nas últimas semanas, a ameaça de falta de água para o regadio agrícola é agora menor. Como referido na última edição deste boletim, a chuva que tem caído na zona norte da Madeira tem permitido o reforço do caudal das levadas que transportam a água para a costa sul da ilha. No entanto, este desanuviar da ameaça não é motivo para desperdiçar água, um bem cada vez mais escasso. Aliás, esta escassez deve levar os agricultores à introdução de sistemas de regas nas suas explorações, podendo, deste modo, melhor gerir a água que lhes é fornecida.

Até ao fim do corrente mês, prevê-se que os dias solarengos alternem com os dias nublados e chuvosos, quer na vertente exposta a norte quer a sul. Esta chuva “miudinha” irá permitir aos solos adquirir alguma humidade, o que facilitará os trabalhos de mobilização dos mesmos para as sementeiras e plantações das espécies hortícolas da época de Outono/Inverno que se aproxima.

Para mais informação relativamente a questões de caráter técnico relacionado com a produção agrícola deverá contactar os seguintes serviços da Direção Regional de Agricultura:

- No âmbito da produção convencional (proteção integrada):

Direção de Serviços de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Divisão de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

Direção de Serviços de Desenvolvimento Rural
Divisão de Apoio ao Agricultor
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 214 310

- No âmbito da produção biológica:

Direção de Serviços de Desenvolvimento de Agricultura e Pecuária Biológica
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 744 190

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.