1 1 1 1 1

Meteorologia Agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

O verão está em pleno! E as temperaturas mantêm-se em níveis elevados há várias semanas consecutivas. Como habitualmente, a estação meteorológicas onde, na semana passada, se registou o valor máximo de temperatura foi a estação localizada no Lugar de Baixo/Ponta do Sol, com 31ºC. A temperatura mínima registou-se na estação do Lombo da Terça/Achadas da Cruz, com 12,4ºC. De salientar que, durante quase toda a semana passada, a Madeira e o Porto Santo estiveram sob alerta amarelo, devido à persistência das altas temperaturas.

A espaços, tem ocorrido alguma precipitação, mas fraca, na costa norte e na costa oeste da ilha que, não sendo suficiente para regar as culturas, mantém algum nível de humidade no solo, ou seja, permite aos agricultores gerirem melhor a água de rega disponível, desde que possuam tanque para armazenamento da água.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

Para a próxima semana, o céu limpo alternará com períodos de céu muito nublado, estando prevista a ocorrência de aguaceiros fracos a norte, sul e este da ilha.

Volta-se a chamar a atenção dos agricultores para evitarem, na medida do possível, a exposição direta aos raios solares, durante o período compreendido entre as 12 e as 16 horas, pois o nível de radiação solar continua elevado, com os Índices Ultravioleta (UV) a níveis Muito Altos ou Extremos.

Mantêm-se também as recomendações técnicas feitas nas últimas semanas, mais exatamente, regas adaptadas ao tipo de sistema radicular das plantas hortícolas, de maneira a maximizar a eficiência da operação e poupando água e, na cultura da banana, proteger os cachos de banana da exposição direta aos raios solares.

Para mais informação relativamente a questões de caráter técnico relacionado com a produção agrícola deverá contactar os seguintes serviços da Direção Regional de Agricultura:

- No âmbito da produção convencional (proteção integrada):

Direção de Serviços de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Divisão de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

Direção de Serviços de Desenvolvimento Rural
Divisão de Apoio ao Agricultor
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 214 310

- No âmbito da produção biológica:

Direção de Serviços de Desenvolvimento de Agricultura e Pecuária Biológica
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 744 190