1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

As previsões de ocorrência de temperaturas elevadas feitas no boletim da passada semana confirmaram-se: a temperatura máxima mais elevada foi registada na estação meteorológica do Lugar de Baixo, Ponta do Sol, com o valor de 29,9ºC, sendo que a temperatura mínima mais baixa foi registada na freguesia do Santo da Serra, com o valor de 11,2ºC. É curioso verificar que, mesmo no verão, regista-se uma amplitude térmica considerável, na ordem dos 18ºC, o que explica, em parte, a diversidade das culturas agrícolas que é possível praticar na Ilha da Madeira, apesar da reduzida área geográfica.

A precipitação registada foi quase nula, ocorrendo apenas em Santana e no Santo da Serra, mas com valores insignificantes. A elevada humidade relativa do ar, sendo incómoda para o ser humano, é benéfica para a plantas, pois atenua os efeitos das temperaturas elevadas e reduz as perdas de água, através do fenómeno da transpiração.

O tempo quente que se tem feito sentir, e que irá continuar nos próximos dias, associado à ausência de nebulosidade na costa sul, potencia ao máximo o desenvolvimento das culturas, desde que esteja assegurada a disponibilidade de água no solo, o que se é confirmado pelo valor da Evapotranspiração Potencial (ETP) registado.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

Relembra-se que a frequência das regas deve ser adaptada ao tipo de planta, sobretudo ao tipo de sistema radicular, ou seja, se as raízes são superficiais as regas devem ser mais frequentes e por menor período de tempo. Por outro lado, se as raízes atingem maior profundidade, cada rega deve ser mais abundante mas com intervalo de rega maior, evitando-se gastos de água desnecessários.

Aconselha-se ainda os produtores de banana a cobrir os cachos com folhas para evitar queimaduras resultantes da exposição solar. Nos cachos com sacos devem deixar a parte inferior ligeiramente aberta, proporcionando a circulação de ar.

Para mais informação relativamente a questões de caráter técnico relacionado com a produção agrícola deverá contactar os seguintes serviços da Direção Regional de Agricultura:

- No âmbito da produção convencional (proteção integrada):

Direção de Serviços de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Divisão de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

Direção de Serviços de Desenvolvimento Rural
Divisão de Apoio ao Agricultor
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 214 310

- No âmbito da produção biológica:

Direção de Serviços de Desenvolvimento de Agricultura e Pecuária Biológica
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 744 190