1 1 1 1 1

Meteorologia Agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

Na última semana, os valores de temperatura média do ar registados nas estações meteorológicas da Ilha da Madeira foram moderados, tendo em consideração a altura do ano, com registos entre os 14.4 ºC na estação da Bica da Cana e os 23,1ºC na estação do Lugar de Baixo.

A diferença entre a temperatura máxima e mínima foi relativamente elevada, o que significa que houve oscilações de temperatura por toda a ilha.

Foram também registados valores de precipitação significante para a época do ano nas estações de Santana e Achadas da Cruz e um pouco por toda a ilha, exceto nas estações meteorológicas do Lugar de Baixo e Funchal.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

Para a próxima semana as previsões apontam para uma ligeira subida das temperaturas máximas e mínimas, tanto a norte como a sul da ilha.

Existe a probabilidade de ocorrer precipitação nos próximos 3 dias na Ilha, com mais incidência no fim de semana.

Os ventos soprarão do quadrante norte, com tendência para aumentar a sua velocidade ao longo dos próximos dia, associados a um aumento da humidade relativa do ar.

Embora esteja prevista alguma precipitação, é importante recorrer à rega das plantas, sobretudo na costa sul, onde também têm sido registados baixos níveis de nebulosidade, o que significa maiores perdas de água pelas plantas e através do solo, através do fenómeno da evapotranspiração.

Face às condições atmosféricas das últimas semanas, continua-se a recomendar uma especial atenção ao surto de oídio nas culturas hortícolas de ar livre e, especialmente, nas praticadas sob coberto, em estufa.

Nas estufas que tenham cobertura de solo com tela, recomenda-se a colocação de um fio de enxofre no chão, como meio preventivo do aparecimento do oídio nas plantas.

É importante também promover o arejamento das estufas com a abertura das janelas, mas ter em atenção ao arejamento de topo devido à velocidade do vento.

Para mais informação relativamente a questões de caráter técnico relacionado com a produção agrícola deverá contactar os seguintes serviços da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural:

- No âmbito da produção convencional (proteção integrada):

Direção de Serviços de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Divisão de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

Direção de Serviços de Desenvolvimento Rural
Divisão de Apoio ao Agricultor
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 214 310

- No âmbito da produção biológica:

Direção de Serviços de Desenvolvimento de Agricultura e Pecuária Biológica
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 744 190

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.