1 1 1 1 1

Meteorologia Agrícola
A informação técnica ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

Na última semana, os valores apurados nas diferentes estações meteorológicas consideram-se os normais para a época do ano. Em algumas dessas estações, registaram-se valores de temperatura média acima de 22,4º, nomeadamente no Funchal, na Ponta de Sol e no Porto Moniz.

Os valores de precipitação registados foram quase insignificantes na maioria dos postos meteorológicos da costa norte da ilha da Madeira e nulos na maioria dos postos meteorológicos da costa sul.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

As previsões para a próxima semana apontam para uma ligeira descida das temperaturas máximas e um também ligeiro aumento das temperaturas mínimas, tanto a norte como a sul da Ilha.

Associado ao aumento da humidade relativa do ar que se fará sentir durante esta semana, não está prevista a ocorrência de precipitação tanto na costa sul como na costa norte.

Os ventos irão soprar do quadrante norte, com tendência para aumentar de velocidade ao longo dos próximos dias.

Aconselha-se os agricultores a estarem atentos às necessidades hídricas das culturas, não esquecendo que, sempre que possível, a rega deve ser efetuada no final da madrugada ou no início do dia. Nas culturas hidropónicas, sob coberto, deve ser aumentada a frequência de rega à medida que a temperatura sobe e é importante fazer regas só com água.

Face a este panorama meteorológico, os agricultores devem estar atentos a eventuais surtos de doenças provocadas por fungos e/ou ataques de insetos nas suas culturas e, sempre que possível, agir preventivamente, já que também na atividade agrícola se aplica o provérbio "mais vale prevenir do que remediar".

Para mais informação relativamente a questões de caráter técnico relacionado com a produção agrícola deverá contactar os seguintes serviços da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural:

- No âmbito da produção convencional (proteção integrada):

Direção de Serviços de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Divisão de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

Direção de Serviços de Desenvolvimento Rural
Divisão de Apoio ao Agricultor
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 214 310

- No âmbito da produção biológica:

Direção de Serviços de Desenvolvimento de Agricultura e Pecuária Biológica
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 744 190