1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

Sendo a Ilha da Madeira tão pequena em área geográfica, é extraordinário que seja tão rica na variedade de espécies agrícolas cultivadas, espécies estas com exigências climáticas tão diferentes, quase opostas. Em pouca distância, passamos de uma paisagem dominada por culturas subtropicais, como a banana no Lugar de Baixo/Ponta do Sol, para o predomínio das culturas de clima temperado, como as macieiras ou ameixieiras das Achadas da Cruz/ Lombo da Terça ou do Santo da Serra.

A explicação para este mosaico pode ser explicada pela análise detalhada do quadro do registo das temperaturas registadas na passada semana. Assim, é curioso verificar que no Lugar de Baixo a temperatura máxima absoluta foi de 26,5ºC enquanto que a temperatura mínima absoluta no Santo da Serra foi de 10,6ºC e de 10,1ºC nas Achadas da Cruz.

De uma maneira geral, os valores apurados nos postos meteorológicos da Ilha da Madeira podem ser considerados os normais para a época do ano que atravessamos.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

E o mesmo se pode dizer quanto às previsões feitas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para os próximos dias, até ao dia 29 do corrente mês de junho.

Esta normalidade climatérica é, naturalmente, favorável ao desenvolvimento das culturas agrícolas, pelo que, e desde que as plantas estejam bem nutridas e tenham água ao seu dispor, é de esperar uma boa safra agrícola.

Não obstante, o ano agrícola que decorre foi muito pobre no registo da pluviometria. Em algumas zonas da Ilha da Madeira a precipitação registada foi cerca de 20% do normal. Assim, voltamos a apelar aos produtores agrícolas para a substituição do tradicional sistema de rega por alagamento, que desperdiça muita água, por sistemas de rega sob pressão, a exemplo do sistema "gota-a-gota" ou por "aspersão", que permitem poupar muita água, além de reduzirem a mão de obra necessária para a tarefa de rega das culturas. Para este investimento, poderá recorrer aos excelentes apoios que entrarão em vigor brevemente, no âmbito do Quadro Comunitário de Apoios.

Para mais informação relativamente a questões de caráter técnico relacionado com a produção agrícola deverá contactar os seguintes serviços da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural:
- No âmbito da produção convencional (proteção integrada):
Direção de Serviços de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Divisão de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260
Direção de Serviços de Desenvolvimento Rural
Divisão de Apoio ao Agricultor
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 214 310
- No âmbito da produção biológica:
Direção de Serviços de Desenvolvimento de Agricultura e Pecuária Biológica
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 744 190