1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

Os valores da temperatura média do ar registados na última semana nas estações meteorológicas da Ilha da Madeira foram "moderadamente baixos" para a altura do ano, com registos entre os 9ºC na estação da Bica da Cana e os 19,8ºC na estação do Lugar de Baixo, passando pelos 17.9ºC registados na Calheta e os 15.6 ºC em Santana.

Por sua vez, os valores de precipitação registados foram insignificantes nas estações do Funchal, Ponta de Sol e Quinta Grande mas com alguma expressão nas estações meteorológicas de Santana e do Porto Moniz, com 18,2 mm e 16.3mm, respetivamente.

As previsões para a próxima semana apontam para um ligeiro aumento das temperaturas máximas e mínimas em toda a Ilha.

Ao longo desta semana, a probabilidade da ocorrência de precipitação é muito baixa, associada a uma diminuição da humidade relativa do ar.

Os ventos soprarão de norte, com tendência para redução da velocidade e mudança para o quadrante sul no fim desta semana.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

Face às condições atmosféricas das últimas semanas, continua-se a recomendar atenção aos surtos de oídio nas culturas hortícolas de ar livre e, especialmente, nas praticadas em estufa, mas agora com menos preocupação, dado que a humidade relativa do ar deverá baixar.

Aconselha-se ainda, e sobretudo na costa sul, os agricultores a estarem atentos às necessidades hídricas das culturas hortícolas. Nas culturas com sistema de rega gota a gota, os agricultores devem optar por regar de manhã. Desta forma, as plantas terão ao seu dispor a água que necessitam para o seu desenvolvimento, tirando o melhor proveito da luz do sol e dos nutrientes, que deverão também estar disponíveis.

Relembra-se que a frequência das regas deve ser adaptada ao tipo de planta, sobretudo ao tipo de sistema radicular, ou seja, se as raízes são superficiais as regas devem ser mais frequentes e por menor período de tempo. Por outro lado, se as raízes atingem maior profundidade, cada rega deve ser mais abundante, mas com intervalo de rega maior. Deste modo, evitam-se gastos de água desnecessários.

Para mais informação relativamente a questões de caráter técnico relacionado com a produção agrícola deverá contactar os seguintes serviços da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural:

- No âmbito da produção convencional (proteção integrada):

Direção de Serviços de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Divisão de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

Direção de Serviços de Desenvolvimento Rural
Divisão de Apoio ao Agricultor
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 214 310

- No âmbito da produção biológica:

Direção de Serviços de Desenvolvimento de Agricultura e Pecuária Biológica
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 744 190

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.