1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

A riqueza e a diversidade da actividade agrícola na Ilha da Madeira tem também a ver as diferenças de temperatura que ocorrem entre locais a pouca distância, facto bem evidenciado nos registos da temperatura do ar da passada semana. Na freguesia das Achadas da Cruz, por exemplo, a temperatura média do ar naquele período foi de 13,5ºC e, bem perto, no Lugar de Baixo foi de 20,4ºC, ou seja, uma diferença de 7ºC. Este fenómeno explica porque no primeiro sítio desenvolvem-se bem as fruteiras de clima temperado, como as macieiras e ameixieiras, e no Lugar de Baixo existem condições propícias para as fruteiras de clima tropical ou subtropical, como as bananeiras e as papaieiras. Com temperaturas intermédias esteve, por exemplo, a freguesia de Santana, com uma temperatura média ao longo da última semana de 15,3ºC.

Preocupante, continua a ser a fraquíssima pluviosidade que tem ocorrido neste ano hídrico, mesmo na vertente norte da Ilha da Madeira. A última semana não fugiu à regra, com níveis insignificantes, ou mesmo nulos, na maioria das estações meteorológicas da ilha. Há semanas consecutivas que se constata que o valor da Evapotranspiração Potencial (ETP) é superior ao da precipitação, o que significa que a água disponível nos solos para as plantas continua a diminuir, pelo que neste momento é imperioso proceder à operação de administração de água às plantas.

 

meteorologia agricola (NOTA)

Na totalidade dos dias abrangidos pela previsão está prevista a ocorrência de precipitação, tanto a norte como a sul. A ausência da precipitação contribui, contudo, para o menor nível de ataques de doenças provocadas por fungos mas, porque a humidade relativa do ar será elevada nos próximos dias, aconselha-se os produtores com estufas a praticarem medidas preventivas para o oídio, através da aplicação do fio de enxofre já referido na última edição desta rubrica.

Para mais informação relativamente a questões de caráter técnico relacionado com a produção agrícola deverá contactar os seguintes serviços da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural:

- No âmbito da produção convencional (proteção integrada):

Direção de Serviços de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Divisão de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

Direção de Serviços de Desenvolvimento Rural
Divisão de Apoio ao Agricultor
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 214 310

- No âmbito da produção biológica:

Direção de Serviços de Desenvolvimento de Agricultura e Pecuária Biológica
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 744 190

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.