1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

Os valores da temperatura média do ar registados na última semana nas 15 estações meteorológicas da Ilha da Madeira continuam a ser considerados "moderadamente baixos" para a altura do ano, com registos entre os 12.1 ºC na estação da Bica da Cana e os 19,8ºC na estação do Lugar de Baixo, freguesia da Ponta de Sol. A diferença entre os valores médios apurados entre a temperatura máxima e mínima é reduzida, o que significa que não houve grandes oscilações de temperatura por toda a ilha.

Por sua vez, os valores de precipitação registados foram quase insignificantes na maioria das estações da ilha ou mesmo nulos na maioria dos postos meteorológicos, exceto nas estações meteorológicas da Bica da Cana, Santo da Serra e Achadas da Cruz.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

As previsões para a próxima semana das temperaturas máximas e mínimas na Ilha da Madeira são idênticas às da semana passada, sendo a probabilidade de ocorrer precipitação nos próximos 3 dias muito baixa. No entanto, está prevista precipitação para o fim de semana.

Os ventos soprarão do quadrante norte, com tendência para aumentar a sua velocidade ao longo dos próximos dias, associados a um aumento da humidade relativa do ar.

Com estes níveis de precipitação muito baixos é importante recorrer à rega das plantas, sobretudo na costa sul, onde também têm sido registados baixos níveis de nebulosidade, portanto, com maiores perdas de água pelas plantas e do solo, através do fenómeno da evapotranspiração.

Face às condições atmosféricas das últimas semanas, continua-se a recomendar uma especial atenção aos surtos de oídio nas culturas hortícolas de ar livre e, especialmente, nas praticadas sob coberto, em estufa.
Nas estufas que tenham cobertura de solo com tela, recomenda-se a colocação de um fio de enxofre no chão como meio preventivo do aparecimento do oídio nas plantas.

Estas temperaturas são propícias ao aparecimento da mosca branca (Trialeurodes vaporariorum), principalmente nas culturas da zona sul. Nas culturas ao ar livre aconselha-se a monitorização e, se necessário, tratamentos fitossanitários com produtos homologados para o fim e para a cultura em causa, respeitando sempre o intervalo de segurança. Para as estufas, os agricultores madeirenses podem optar já por fazer a monitorização da evolução da população da mosca branca e como meio de luta biológico, recorrer à colocação de insectos auxiliares ovicidas como, por exemplo, os "nesibug" (Nesidiocoris tenuis).

Para mais informação relativamente a questões de caráter técnico relacionado com a produção agrícola deverá contactar os seguintes serviços da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural:

- No âmbito da produção convencional (proteção integrada):

Direção de Serviços de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Divisão de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

Direção de Serviços de Desenvolvimento Rural
Divisão de Apoio ao Agricultor
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 214 310

- No âmbito da produção biológica:

Direção de Serviços de Desenvolvimento de Agricultura e Pecuária Biológica
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 744 190

Tem alguma questão? Coloque-a aqui:

Código de segurança
Atualizar