1 1 1 1 1

Meteorologia Agrícola
A informação técnica ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

As temperaturas médias registadas na passada semana oscilaram entre os 18,6 e os 19,7 ºC em 7 das 15 estações meteorológicas da Madeira, valores estes que, se salvaguardada a disponibilidade de água no solo, contribuem para o bom desenvolvimento das culturas.

De salientar que apenas os postos meteorológicos da costa sul da Madeira registaram alguma precipitação, embora fraca, pelo que é necessário proceder à rega da maior parte das culturas, nomeadamente as culturas hortícolas que possuem sistema radicular menos profundo. De maneira a que a operação de rega seja mais eficiente, deve ser efetuada no final da madrugada ou no início do dia. Deste modo, a água estará disponível para que as plantas absorvam a solução nutritiva necessária para o seu normal desenvolvimento, bem como a água para fazer face às perdas por evaporação.

Com este aumento significativo da média de temperatura, os produtores de culturas hidropónicas em estufa devem aumentar a frequência de rega proporcionalmente ao aumento da temperatura.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

Para os próximos dias, prevê-se que a temperatura se mantenha na mesma ordem dos valores ocorridos recentemente e que a humidade relativa do ar suba, embora a probabilidade da ocorrência de precipitação seja fraca.

Os ventos predominantes soprarão do quadrante norte, com tendência para aumentar a sua velocidade no fim da corrente semana.

Perante estas previsões, aconselha-se os produtores de banana a estarem atentos e a verificarem a colocação das estacas, de forma a prevenir a queda das bananeiras.

Com a humidade relativa do ar elevada, os produtores com estufas devem prevenir um eventual ataque de fungos, promovendo o arejamento das estufas, com especial atenção à abertura e encerramento das estruturas e, caso seja necessário, efetuar tratamentos preventivos, nomeadamente para evitar o aparecimento de oídio.

Para mais informação relativamente ao controle das doenças ou pragas das culturas deverá contactar os seguintes serviços da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural:

- No âmbito da produção convencional (proteção integrada):

Direção de Serviços de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Divisão de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

Direção de Serviços de Desenvolvimento Rural
Divisão de Apoio ao Agricultor
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 214 310

- No âmbito da produção biológica:

Direção de Serviços de Desenvolvimento de Agricultura e Pecuária Biológica
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 744 190

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.