1 1 1 1 1

Meteorologia Agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

Os valores apurados na última semana nas diferentes estações meteorológicas foram os normais para a época do ano. Em algumas das estações, registaram-se valores de temperatura média acima de 18ºC, nomeadamente no Funchal, Caniçal, Ponta de Sol e Porto Moniz.

Os valores de precipitação registados foram quase insignificantes na maioria dos postos meteorológicos da costa norte da Ilha da Madeira e nulos na maioria dos postos meteorológicos da costa sul.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

As previsões para a próxima semana apontam para um ligeiro aumento das temperaturas máximas e uma ligeira diminuição das temperaturas mínimas, tanto a norte como a sul da ilha.

De igual modo, não está prevista a ocorrência de precipitação associada à diminuição da humidade relativa do ar que far-se-á sentir durante esta semana.
Face ao que foi atrás referido, aconselha-se os agricultores a estarem atentos às necessidades hídricas das culturas hortícolas, sobretudo na costa sul.

Estas condições são favoráveis, principalmente na costa norte, a que os agricultores enterrem os tremoços ou outras leguminosas que tenham sido cultivados com o objetivo de proceder à adubação em verde.

Estas condições são também favoráveis, sobretudo na costa sul, a surtos de oídio nas culturas conduzidas em estufa. Assim, recomenda-se atenção a eventuais surtos desta doença, com ações preventivas, promovendo o arejamento das estufas e/ou a aplicação de enxofre em pó.

Para mais informação relativamente a questões de caráter técnico relacionado com a produção agrícola deverá contactar os seguintes serviços da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural:

- No âmbito da produção convencional (proteção integrada):

Direção de Serviços de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Divisão de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

Direção de Serviços de Desenvolvimento Rural

Divisão de Apoio ao Agricultor
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 214 310

- No âmbito da produção biológica:

Direção de Serviços de Desenvolvimento de Agricultura e Pecuária Biológica
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 744 190