1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Meteorologia Agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

Na última semana, quatro das 14 estações meteorológicas da Região registaram valores de temperatura média iguais ou superiores aos 16ºC, mais exactamente no Funchal (2), Ponta de Sol e Porto Moniz.

Associado ao aumento significativo da humidade relativa do ar esteve ainda o aumento da precipitação registado em todas as estações da ilha, com maior incidência no final da semana, tal como havia sido previsto na passada semana.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

Para os próximos dias, está previsto um ligeiro aumento das temperaturas mínimas nas duas vertentes da Ilha da Madeira, diminuindo assim a amplitude térmica e com probabilidade de precipitação.

Os ventos predominantes soprarão do quadrante norte, com tendência para aumentar a sua velocidade no fim da corrente semana.

Perante estas previsões, aconselha-se os produtores de banana a estarem atentos e a verificar a colocação das estacas, de forma a prevenir a queda das bananeiras. Pelo mesmo motivo, aconselha-se os produtores com estufas na costa norte da Ilha da Madeira a dedicarem especial atenção à abertura e encerramento destas estruturas.

Também em relação às culturas conduzidas em estufa, os respetivos produtores deverão prevenir um eventual ataque de fungos, uma vez que, como referido anteriormente, está previsto a persistência da humidade relativa do ar elevada, promovendo o arejamento das estufas e, caso seja necessário, efetuar tratamentos preventivos, nomeadamente para evitar o aparecimento de oídio.

Para mais informação relativamente a questões de caráter técnico relacionado com a produção agrícola deverá contactar os seguintes serviços da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural:

- No âmbito da produção convencional (proteção integrada):

Direção de Serviços de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Divisão de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

Direção de Serviços de Desenvolvimento Rural
Divisão de Apoio ao Agricultor
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 214 310

- No âmbito da produção biológica:

Direção de Serviços de Desenvolvimento de Agricultura e Pecuária Biológica
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 744 190

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.