1 1 1 1 1 Pontuação 4.00 (1 Votos)

Meteorologia agrícola
A informação técnica ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

Os valores apurados na última semana nas estações meteorológicas da Região foram os normais para a época do ano. Em várias estações registaram-se valores da temperatura média acima de 15ºC, quer na costa sul (Funchal, Caniçal e Lugar de Baixo) quer na costa norte (São Vicente e Porto Moniz).
Tem-se registado nos últimos dias, um pouco por toda a ilha, a ocorrência de precipitação, com valores significativos em alguma zonas de intensa atividade agrícola, como é o caso das estações localizadas na Quinta Grande, na Ponta de Sol e nas Achadas da Cruz.

A chuva que tem ocorrido nas zonas montanhosas da Ilha da Madeira é também muito importante para reforçar os aquíferos subterrâneos, de modo a garantir o normal abastecimento de água para regadio agrícola durante a época de estio.
Para os próximos dias prevê-se um ligeiro aumento das temperaturas máximas e mínimas e a redução da precipitação nas duas vertentes da Ilha da Madeira.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

Mais uma vez, e mediante estas previsões, aconselha-se os produtores de banana a prevenirem o aparecimento de fungos no cacho. Para tal, devem deixar a parte inferior dos sacos ligeiramente aberta, proporcionando a circulação de ar nos cachos.

As condições atmosféricas dos últimos dias são favoráveis ao surgimento de ataques de míldio da cebola, causados pelo fungo Peronospora destructor (Berk). As plantas infetadas com este fungo causam a perda total da cebola, por vezes já durante a conservação.

É importante que, após a operação de transplante, realizar ligeiras adubações azotadas e a rega por aspersão.

Para mais informação relativamente a questões de caráter técnico relacionado com a produção agrícola deverá contactar os seguintes serviços da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural:

- No âmbito da produção convencional (proteção integrada):

Direção de Serviços de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Divisão de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

Direção de Serviços de Desenvolvimento Rural
Divisão de Apoio ao Agricultor
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 214 310

- No âmbito da produção biológica:

Direção de Serviços de Desenvolvimento de Agricultura e Pecuária Biológica
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 744 190