1 1 1 1 1

Meteorologia Agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos (LEGENDA)

Os valores de temperatura média registados nas estações meteorológicas da Região na última semana foram abaixo dos 15ºC, com exceção do Funchal, da Ponta de Sol e do Porto Moniz.

Como previsto, e associado ao aumento significativo da humidade relativa do ar, registou-se o aumento da precipitação em todas as estações da Ilha, com maior incidência no final da semana.

 

previsoes meteorologicas (NOTA)

Prevê-se para os próximos dias um ligeiro aumento das temperaturas máximas bem como a diminuição do risco de precipitação, prevendo-se igualmente um ligeiro aumento da humidade relativa do ar tanto na costa sul como na costa norte.
A velocidade e predominância dos ventos Norte propendem a diminuir.

Com estas previsões, aconselha-se os produtores, principalmente os de hortícolas, a estarem atentos e, se necessário, a fazer uma aplicação com bioestimulantes à base de algas com macro e micronutrientes, importante para o desenvolvimento da planta na situação de elevada amplitude térmica prevista.

Em relação às hortícolas em estufa, os produtores devem prevenir o eventual ataque de fungos, através do arejamento das estufas, e, caso se justifique, a fazer tratamentos preventivos, de modo a evitar o aparecimento de oídio. Devem ainda ter em atenção à abertura das estufas, sobretudo as de topo e viradas a norte.

Para mais informação relativamente a questões de caráter técnico relacionado com a produção agrícola deverá contactar os seguintes serviços da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural:

- No âmbito da produção convencional (proteção integrada):

Direção de Serviços de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Divisão de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

Direção de Serviços de Desenvolvimento Rural
Divisão de Apoio ao Agricultor
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 214 310

- No âmbito da produção biológica:

Direção de Serviços de Desenvolvimento de Agricultura e Pecuária Biológica
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 744 190

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.