1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Concurso Internacional de Sidras Naturais| Madeira´23
Sidra da Madeira - IG: uma janela para o mundo

 

festa da sidra 1 Podia até ser engano, mas não é! A primeira degustação profissional de Sidras e, concomitantemente, a única do sector realizada na ilha da Madeira, está de regresso, mas, ao invés do sucedido em 2022, passa agora a ter um alcance mundial e não apenas europeu. É verdade, leu bem. A proposta da Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, através da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, é de que a 3 de junho de 2023, uma vez mais no Dia Internacional da Sidra, se juntem mais de 20 peritos profissionais para avaliar o que de melhor se faz internacionalmente.

Mas há mais novidades! Se ao ano passado apenas eram validadas inscrições de um segmento específico de Sidras, num total analisado que ascendeu as três dezenas, este ano todas as categorias previstas em legislação - claro está, desde que obtidas exclusivamente da fermentação de mosto natural de maçã/pero ou de mosto natural de maçã/pero e pera - são admitidas. Pode parecer que não, mas, com este redimensionamento, quer geográfico quer estrutural, a organização da iniciativa predispõe-se a receber mais Sidras e de diferentes tipologias: naturais, doces, aromatizadas, gaseificadas, espumantes, com baixo teor alcoólico e sem álcool, o que poderá representar uma reorganização da disposição dos jurados e da janela temporal da avaliação.

 

A Madeira apresenta-se ao mundo uma vez mais, reafirmando-se, enquanto laboratório piloto na área das Sidras, em eventos desta envergadura.

Se é produtor ou distribuidor de Sidras Naturais, esta chamada é para si! As inscrições já se encontram abertas. A participação é gratuita, cabendo-lhe apenas os encargos associados às amostras remetidas e ao seu transporte e à reprodução dos selos de premiação, se for o caso. O resto é por nossa conta!

Até 3 de maio pode, e deve, inscrever-se naquela que é uma competição que veio para ficar!

No entretanto, esclareça-se que se mantém o seu propósito inicial, o de celebrar, valorizar, promover, divulgar e premiar a produção de Sidra Natural de forma imparcial, rigorosa, justa e independente.

Ciente do seu papel interventivo na recuperação da dinâmica da cultura da macieira/pereiro e na preservação das formas cultivadas regionais, em 2024, a Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural converterá cada inscrição no Concurso na plantação de uma macieira/pereiro no campo de memória localizado em Santana.


João Francisco Gonçalves Pereira
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

 

Conheça todas as novidades sobre a maior prova profissional de Sidras Naturais de Portugal:

- INSTAGRAM

- FACEBOOK

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.