1 1 1 1 1

3.º Festival do Rum da Madeira - saiba mais sobre o programa!

rum 2019 ANUNCIO A Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, através do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, IP-RAM (IVBAM), irá organizar, entre os dias 25 e 28 de abril, na Placa Central da Avenida Arriaga, aquela que será a 3.ª edição do Festival do Rum.

Este Festival contará com a presença de diversos produtores de Rum da Madeira e será uma oportunidade única para madeirenses e turistas conhecerem e apreciarem este nobre produto que tem vindo a crescer em termos de quantidade e qualidade nos últimos anos.

O Rum da Madeira, vulgarmente conhecido na Madeira como “aguardente”, faz parte de uma categoria muito especial que é o “Rum Agrícola”, categoria essa que é atribuída apenas a cerca de 3% da produção total de Rum no mundo inteiro.

O Rum da Madeira, que é obtido exclusivamente por fermentação alcoólica e destilação do sumo de cana-de-açúcar, é também um produto com Indicação Geográfica Protegida (IGP).

As empresas produtoras e engarrafadoras de Rum da Madeira presentes neste Festival serão: Engenho Novo da Madeira, Lda., Engenhos do Norte (J. Faria & Filhos, Lda.), Sociedade dos Engenhos da Calheta, Lda. e “Reizinho” (Florentino Izildo de Gouveia Ferreira).

Para além destas empresas, estarão também presentes, com ponto de venda, a Associação de Barmen da Madeira e Madeira Rum House.

Nesta terceira edição, haverá ainda um espaço destinado à restauração que ficará a cargo do SCAT – Music Bar & Restaurant.

O horário do Festival será o seguinte:

25 abril das 16h00 às 24h00;

26 abril das 16h00 às 02h00;

27 abril das 14h00 às 02h00;

28 abril das 14h00 às 24h00.

Nestes quatro dias do Festival, os visitantes terão a oportunidade de degustar os vários tipos de Rum produzidos na Madeira, apreciar cocktails feitos com Rum da Madeira e aperfeiçoar os seus conhecimentos nos vários masterclass que serão realizadas, num ambiente descontraído e com animação musical.

No que se refere aos masterclass, é aconselhada a inscrição prévia, através do e-mail: promoçãEste endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar... Os masterclass serão orientados pelo sommelier Américo Pereira e os horários são os seguintes:

- 25 de abril, 18.00h às 19.00h – À Descoberta dos Runs da Madeira;

- 26 de abril, 22.00h às 23.00h – Rum da Madeira e Charutos;

- 27 de abril, 19.00h às 20.00 – À Descoberta dos Runs da Madeira.

 

Haverá também a demonstração de elaboração de cocktails com Rum da Madeira e momentos flair, a cargo da Associação de Barmen da Madeira, nos seguintes dias e horários:

- 26 de abril, 18.00h às 18.30h – Momento flair

- 26 de abril, 19.00h às 20.00h – Cocktails com Rum da Madeira

- 27 de abril, 16.00h às 17.00 – Cocktails com Rum da Madeira

- 27 de abril, 18.00h às 18.30h – Momento flair

- 28 de abril, 17.00h às 18.00 – Cocktails com Rum da Madeira

- 28 de abril, 18.30h às 19.00h – Momento flair

Um dos momentos de destaque internacional nesse Festival será a “Rum Talk” programada para as 19h30, do dia 25 de abril, que contará com a participação de vários prescritores internacionais e de renome que se encontrarão de visita à Região a convite do IVBAM, IP – RAM. Neste momento único de partilha de experiências e conhecimentos os participantes internacionais serão:

- Cyrille Mald, escritor, responsável pela coluna sobre bebidas espirituosas da Revue du Vin de France, responsável pelas sessões de degustação do Rumporter e da coluna de uísque do mainstream 'M' le magazine du Monde, co-autor do Iconic Whiskey, um guia de uísque de 447 páginas. É ainda embaixador da Scotch Malt Whisky Society e juiz em várias competições europeias e mundiais (tais como Spirits Selection, Rhumbellion, RhumFest Awards, Cocktail Spirits, Mexico Selection by CMB, Kura Master, Sake Selection, etc.);

- Davide Staffa, sommelier italiano profissional desde 1995, venceu muitas competições nacionais de vinhos. Em 2009, tornou-se o segundo melhor sommelier de Itália. Colabora como jornalista para diversas revistas de vinhos e gastronomia, com artigos sobre vinhos e bebidas espirituosas. Em 2013, escreveu a primeira edição do livro "O grande livro de Rum", imediatamente esgotado e, em 2018, lançou a sua segunda edição, ainda maior. Este livro foi premiado na Conferência Internacional de Rum, em Madrid, pelo melhor trabalho educacional sobre o rum no mundo. Há vários anos colabora com alguns importadores independentes e engarrafadores de rum para selecionar produtos das destilarias;

- Bernhard Schäfer começou a sua carreira no negócio de bebidas em 1985, especializou-se na venda de bebidas espirituosas e começou a dar palestras em 1988. Foi membro do júri em várias competições em todo o mundo e, desde 1997, é júri de bebidas espirituosas no IWSC. Schäfer foi nomeado Guardião do Quaich em 1996 e Mestre do Quaich em 2007, tendo sido reconhecido o seu papel ativo no Scotch Whisky. Atualmente, trabalha como escritor, educador e consultor de bebidas espirituosas na Alemanha;

- Ingvar Thomsen é um entusiasta de rum e uísque que vive na Dinamarca. É conhecido como "Rum Thomsen" pelos seus amigos, trabalhando como Gerente de Projetos de Desenvolvimento de Software. Há já 40 anos o seu hobby favorito é o Rum e, como tal, tem realizado degustações de rum desde 2005, com um aumento de interesse a cada ano, excedendo 30 eventos de degustação por ano, com cerca 180 participantes. Escreve sobre rum para a revista dinamarquesa "Whisky & Rum Magazine" e está a terminar o seu próprio livro sobre rum, intitulado "Rum - From Slave Drink to Exclusive Drops". Também participou em programas de televisão dinamarqueses para falar sobre os festivais de rum e rum. É coproprietário da empresa de importação e exportação de Rum and Whiskey, Mac Y e coapresentador do "The Danish Rum and Whiskey Festival";

- Peter Holland, escritor, apresentador, formador e consultor para a indústria de bebidas espirituosas e vencedor, em 2011, do Golden Barrel Awards European Rum Blogger of the Year. Tem visitado a Madeira nos últimos três anos, sendo já um profundo conhecedor do Rum Agrícola da Madeira e dos seus agentes económicos;

- Marco Graziano é um importante “key rum influencer”, educator e escritor de Itália. Possui um site totalmente dedicado ao rum: www.leviedelrum.it 

Estas ações promocionais são cofinanciadas em 85% por fundos comunitários, veiculados pelo Programa Madeira 14-20, sendo o restante montante suportado pelo orçamento regional.

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.