1 1 1 1 1

3.º Festival do Rum - de 25 a 28 de abril, um evento a não perder!

rum2019 ANUNCIO

A Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, através do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, IP-RAM (IVBAM), irá organizar, entre os dias 25 e 28 de abril, na Placa Central da Avenida Arriaga, aquela que será a 3.ª edição do Festival do Rum.

Este Festival contará com a presença de diversos produtores de Rum da Madeira e será uma oportunidade única para madeirenses e turistas conhecerem e apreciarem este nobre produto que tem vindo a crescer em termos de quantidade e qualidade nos últimos anos.

O Rum da Madeira, vulgarmente conhecido na Madeira como “aguardente”, faz parte de uma categoria muito especial que é o “Rum Agrícola”, categoria essa que é atribuída apenas a cerca de 3% da produção total de Rum no mundo inteiro.

O Rum da Madeira, que é obtido exclusivamente por fermentação alcoólica e destilação do sumo de cana-de-açúcar, é também um produto com Indicação Geográfica Protegida (IGP).

As empresas produtoras e engarrafadoras de Rum da Madeira presentes neste Festival serão: Engenho Novo da Madeira, Lda., Engenhos do Norte (J. Faria & Filhos, Lda.), Sociedade dos Engenhos da Calheta, Lda. e “Reizinho” (Florentino Izildo de Gouveia Ferreira).

Para além destas empresas, estarão também presentes, com ponto de venda, a Associação de Barmen da Madeira e Madeira Rum House.

Nesta terceira edição, haverá ainda um espaço destinado à restauração que ficará a cargo do SCAT – Music Bar & Restaurant.

O horário do Festival será o seguinte:
25 abril das 16h00 às 24h00
26 abril das 16h00 às 02h00
27 abril das 14h00 às 02h00
28 abril das 14h00 às 24h00

Nestes quatro dias do Festival, os visitantes terão a oportunidade de degustar os vários tipos de Rum produzidos na Madeira, apreciar cocktails feitos com Rum da Madeira e aperfeiçoar os seus conhecimentos nos vários masterclass que serão realizadas, num ambiente descontraído e com animação musical.

No que se refere aos masterclass, é aconselhada a inscrição prévia, através do e-mail promocãEste endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Os masterclass serão orientados pelo sommelier Américo Pereira e os horários são os seguintes:

- 25 de abril, 18.00h às 19.00h – À Descoberta dos Runs da Madeira;
- 26 de abril, 22.00h às 23.00h – Rum da Madeira e Charutos;
- 27 de abril, 19.00h às 20.00 – À Descoberta dos Runs da Madeira.

 

Haverá também a demonstração de elaboração de cocktails com Rum da Madeira e momentos flair, a cargo da Associação de Barmen da Madeira, nos seguintes dias e horários:

- 26 de abril, 18.00h às 18.30h – Momento flair
- 26 de abril, 19.00h às 20.00h – Cocktails com Rum da Madeira
- 27 de abril, 16.00h às 17.00 – Cocktails com Rum da Madeira
- 27 de abril, 18.00h às 18.30h – Momento flair
- 28 de abril, 17.00h às 18.00 – Cocktails com Rum da Madeira
- 28 de abril, 18.30h às 19.00h – Momento flair

Um dos momentos de destaque internacional nesse Festival será a “Rum Talk” programada para as 19h30, do dia 25 de abril, que contará com a participação de vários prescritores internacionais e de renome que se encontrarão de visita à Região a convite do IVBAM, IP – RAM.

Neste momento único de partilha de experiências e conhecimentos, os participantes internacionais serão:

- Cyrille Mald, escritor, responsável pela coluna sobre bebidas espirituosas da Revue du Vin de France, responsável pelas sessões de degustação do Rumporter e da coluna de uísque do mainstream 'M' le magazine du Monde, co-autor do Iconic Whiskey, um guia de uísque de 447 páginas. É ainda embaixador da Scotch Malt Whisky Society e juiz em várias competições europeias e mundiais (tais como Spirits Selection, Rhumbellion, RhumFest Awards, Cocktail Spirits, Mexico Selection by CMB, Kura Master, Sake Selection, etc.);

- Davide Staffa, sommelier italiano profissional desde 1995, venceu muitas competições nacionais de vinhos. Em 2009, tornou-se o segundo melhor sommelier de Itália. Colabora como jornalista para diversas revistas de vinhos e gastronomia, com artigos sobre vinhos e bebidas espirituosas. Em 2013, escreveu a primeira edição do livro "O grande livro de Rum", imediatamente esgotado e, em 2018, lançou a sua segunda edição, ainda maior. Este livro foi premiado na Conferência Internacional de Rum, em Madrid, pelo melhor trabalho educacional sobre o rum no mundo. Há vários anos colabora com alguns importadores independentes e engarrafadores de rum para selecionar produtos das destilarias;

- Bernhard Schäfer começou a sua carreira no negócio de bebidas em 1985, especializou-se na venda de bebidas espirituosas e começou a dar palestras em 1988. Foi membro do júri em várias competições em todo o mundo e, desde 1997, é júri de bebidas espirituosas no IWSC. Schäfer foi nomeado Guardião do Quaich em 1996 e Mestre do Quaich em 2007, tendo sido reconhecido o seu papel ativo no Scotch Whisky. Atualmente, trabalha como escritor, educador e consultor de bebidas espirituosas na Alemanha;

- Ingvar Thomsen é um entusiasta de rum e uísque que vive na Dinamarca. É conhecido como "Rum Thomsen" pelos seus amigos, trabalhando como Gerente de Projetos de Desenvolvimento de Software. Há já 40 anos o seu hobby favorito é o Rum e, como tal, tem realizado degustações de rum desde 2005, com um aumento de interesse a cada ano, excedendo 30 eventos de degustação por ano, com cerca 180 participantes. Escreve sobre rum para a revista dinamarquesa "Whisky & Rum Magazine" e está a terminar o seu próprio livro sobre rum, intitulado "Rum - From Slave Drink to Exclusive Drops". Também participou em programas de televisão dinamarqueses para falar sobre os festivais de rum e rum. É coproprietário da empresa de importação e exportação de Rum and Whiskey, Mac Y e coapresentador do "The Danish Rum and Whiskey Festival";

- Peter Holland, escritor, apresentador, formador e consultor para a indústria de bebidas espirituosas e vencedor, em 2011, do Golden Barrel Awards European Rum Blogger of the Year. Tem visitado a Madeira nos últimos três anos, sendo já um profundo conhecedor do Rum Agrícola da Madeira e dos seus agentes económicos;

- Marco Graziano é um importante “key rum influencer”, educator e escritor de Itália. Possui um site totalmente dedicado ao rum: www.leviedelrum.it.


Estas ações promocionais são cofinanciadas em 85% por fundos comunitários, veiculados pelo Programa Madeira 14-20, sendo o restante montante suportado pelo orçamento regional.

Consulte o programa completo aqui.