1 1 1 1 1

4.ª Semana das Sidras da Madeira - o balanço final!

semana sidras 2018 premiados 1 Integrado na 4.ª Semana das Sidras da Madeira, um certame que é uma iniciativa da Quinta Pedagógica dos Prazeres (QPP), com a colaboração da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, através da Direção Regional de Agricultura, e da Câmara Municipal da Calheta, decorreram entre 11 e 12 de junho o Concurso de Sidras e, no dia 13 de junho, o Concurso Gastronómico.

No Concurso de Sidras concorreram 31 sidras de cinco freguesias (São Roque do Faial, Santo da Serra, Jardim da Serra, Prazeres e São Vicente), produzidas maioritariamente em 2017 (apenas duas foram produzidas em 2012 e 2014). Os jurados eram oriundos de diversas atividades económicas e do saber, a exemplo da hotelaria e restauração, da comercialização de vinhos, da Associação de Barmen da Madeira, da Universidade da Madeira e da DRA. A sala das provas, devidamente preparada para o efeito, foi o refeitório do Centro de Abastecimento Hortofrutícola dos Prazeres (CAPRA).

Assim, as “Medalhas de Ouro” foram para Geraldo Freitas Dória, da freguesia de São Roque do Faial, e João Manuel Freitas Spínola, do Santo da Serra; as “Medalhas de Prata” para Quintino Vieira Sousa da Silva, do Jardim da Serra; Eugénio Orlando Freitas Spínola, do Santo da Serra; e Maurílio Freitas Figueira, de São Roque do Faial; e, finalmente, as “Medalhas de Bronze” para João Reis Gomes, do Santo da Serra e Cláudia Carina M. P. Dória e João Correia Freitas, estes últimos de São Roque do Faial.

O Concurso Gastronómico, que aconteceu no passado dia 13 de junho, tinha como requisito principal a confeção de pratos com a incorporação de sidra ou vinagre de sidra. Como tem vindo a ser habitual, o concurso contou com a participação dos restaurantes locais que, ao longo das várias edições, têm contribuído para uma maior dinâmica do evento. Assim, participaram os Restaurantes O Manjerico, que confecionou Peito de Pato Frito com Molho de Sidra e Maçã; o Parque, que apresentou Carne de Porco no Forno em Molho de Sidra; o Prazeres Rurais, que trouxe Atum à Lagareiro com Cebolada Aromatizada com Sidra; o Quinta das Vinhas, que preparou Naco de Atum de São João à Quinta das Vinhas; e o Solar dos Prazeres, que confecionou Polvo Assado com Cebolada e Molho de Sidra.

 

semana sidras 2018 premiados 2 De referir que o júri do Concurso Gastronómico foi constituído por sete elementos: Américo Pereira, da EnoMania/Confraria Gastronómica da Madeira, que presidiu; Jesús Gómez Solórzano, produtor de sidra em Espanha; Suzel Teixeira e Carla Rodrigues, pertencentes à Câmara de Provadores dos Produtos Agrícolas e Agroalimentares da Região Autónoma da Madeira (AgroSenseLab), da Direção Regional de Agricultura; Chef Filipe Pires, da Casa de Abrigo do Poiso; Chef Duarte Oliveira, do Home Chef Service Madeira; e Paulo Dinis Barreto, da Enomania.

No seguimento da avaliação, o Restaurante O Manjerico obteve o 1.º Prémio, a Quinta das Vinhas o 2.º Prémio e o Restaurante Prazeres Rurais o 3.º Prémio.

De uma forma geral, e de acordo com a opinião dos jurados, é notório que os participantes revelam uma grande dedicação ao desafio proposto e que têm evoluído, ano após ano, quer na qualidade na confeção dos pratos, quer na criatividade de apresentação.

A entrega dos prémios do Concurso das Sidras da Madeira e do Concurso Gastronómico, teve lugar no dia 17 de junho, pelas 18h30, contando com a presença do Secretário Regional de Agricultura e Pescas, Dr. Humberto Vasconcelos, acompanhado pelo Diretor Regional de Agricultura, Eng.º Paulo Santos, pelo Presidente da Câmara Municipal da Calheta, Dr. Carlos Teles e pelo Pároco dos Prazeres, Pe. Rui Sousa no palco do adro da Igreja dos Prazeres.

Nesse dia, realizou-se uma Mostra de Cocktails à base de sidra organizada pela Associação de Barmen da Madeira.

 

Joaquim Leça
Direção Regional de Agricultura

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.