1 1 1 1 1

IV Mostra da Poncha e do Mel - as palestras

mostra poncha e mel 2018 A Casa do Povo da Serra de Água realizou, nos dias 27 e 28 do passado mês de janeiro a IV Mostra da Poncha e do Mel, evento este organizado em parceria com várias Instituições locais e regionais, entre as quais a Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, através da Direção Regional de Agricultura.

Tratando-se de uma Mostra de Poncha e do Mel, a DRA promoveu um conjunto de palestras, incidindo sobre vários assuntos relacionados com a temática específica em causa.

A sessão iniciou-se com a apresentação do tema "Inseminação artificial da abelha rainha", por António Silva, apicultor.

Após uma explicação das vantagens da inseminação artificial, o palestrante disponibilizou-se para apoiar os apicultores interessados em utilizar esta técnica, como ainda facultou informação sobre os benefícios do própolis.

Seguidamente, foi apresentado o tema "Caracterização do perfil sensorial dos méis da RAM, por Rubina Vieira, Técnica Superior da DRA.

 

mostra poncha e mel 2018 1

Após esta comunicação, foi dada a provar aos participantes uma poncha feita com mel da Região e outra bebida feita com os mesmos ingredientes, faltando o mel, de forma que fosse apreciado o seu efeito sensorial na típica bebida regional.

Por último, foi realizada uma apresentação sobre o recém criado símbolo gráfico “Poncha aqui é com RUM da Madeira”, o qual visa a proteção e diferenciação do Rum da Madeira, tema este a cargo de Cecília Aguiar, Chefe de Divisão de Informação e Promoção Agroalimentar da DRA.

A sessão contou com 30 participantes, tendo o período final dedicado a debate sido muito animado, nele tendo sido colocadas várias questões, como apresentadas diversas sugestões sobre as matérias apresentadas.

 

Francisco Faria
Direção Regional de Agricultura