1 1 1 1 1

IV Mostra da Poncha e do Mel - as palestras

mostra poncha e mel 2018 A Casa do Povo da Serra de Água realizou, nos dias 27 e 28 do passado mês de janeiro a IV Mostra da Poncha e do Mel, evento este organizado em parceria com várias Instituições locais e regionais, entre as quais a Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, através da Direção Regional de Agricultura.

Tratando-se de uma Mostra de Poncha e do Mel, a DRA promoveu um conjunto de palestras, incidindo sobre vários assuntos relacionados com a temática específica em causa.

A sessão iniciou-se com a apresentação do tema "Inseminação artificial da abelha rainha", por António Silva, apicultor.

Após uma explicação das vantagens da inseminação artificial, o palestrante disponibilizou-se para apoiar os apicultores interessados em utilizar esta técnica, como ainda facultou informação sobre os benefícios do própolis.

Seguidamente, foi apresentado o tema "Caracterização do perfil sensorial dos méis da RAM, por Rubina Vieira, Técnica Superior da DRA.

 

mostra poncha e mel 2018 1

Após esta comunicação, foi dada a provar aos participantes uma poncha feita com mel da Região e outra bebida feita com os mesmos ingredientes, faltando o mel, de forma que fosse apreciado o seu efeito sensorial na típica bebida regional.

Por último, foi realizada uma apresentação sobre o recém criado símbolo gráfico “Poncha aqui é com RUM da Madeira”, o qual visa a proteção e diferenciação do Rum da Madeira, tema este a cargo de Cecília Aguiar, Chefe de Divisão de Informação e Promoção Agroalimentar da DRA.

A sessão contou com 30 participantes, tendo o período final dedicado a debate sido muito animado, nele tendo sido colocadas várias questões, como apresentadas diversas sugestões sobre as matérias apresentadas.

 

Francisco Faria
Direção Regional de Agricultura

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.