1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

O balanço do 3.º Concurso das Sidras da Madeira nos Prazeres

concurso sidras2017 Integrado na 3.ª Semana das Sidras da Madeira, um certame que é promovido pela Câmara Municipal da Calheta e pela Quinta Pedagógica dos Prazeres (QPP), realizou-se nos dias 28 e 29 de agosto, na freguesia dos Prazeres, o 3.º Concurso das Sidras da Madeira que foi organizado pela Secretaria Regional de Agricultura e Pescas através da Direção Regional de Agricultura (DRA).

Neste evento, foi-me dada a oportunidade de ser um dos 15 elementos do júri que avaliou durante dois dias, 20 sidras de oito freguesias (São Roque do Faial, Santo da Serra, Jardim da Serra, Ponta do Pargo, Camacha, Prazeres, Fajã da Ovelha e São Vicente) produzidas entre 2013 e 2017, que se apresentaram na competição.

Os jurados eram oriundos de diversas atividades económicas e do saber, como da hotelaria e restauração, da comercialização de vinhos, da Associação de Barmen da Madeira, da Universidade da Madeira, da Associação Qualifica/oriGIn Portugal e da DRA. A sala das provas devidamente preparada para o efeito foi o refeitório do Centro de Abastecimento Hortofrutícola dos Prazeres (CAPRA).

As amostras encontravam-se devidamente codificadas e eram servidas à temperatura ideal de 8 ºC e em copos de prova adequados para o efeito. A cada amostra, a avaliação era registada numa folha de avaliação padronizada que cumpre com os requisitos da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), onde se classificava o aspeto visual, o olfato e o sabor das sidras.

No primeiro dia, o objetivo foi selecionar as 10 melhores sidras, e a tarefa, em alguns momentos, revelou-se difícil, dada a excelente qualidade apresentada. Para alguns dos elementos do júri que tinham estado nas edições anteriores, comentaram mesmo que as sidras da presente edição tinham evoluído muito positivamente. No segundo dia, o júri voltou a avaliar as 10 melhores sidras para que se pudesse eleger a “Melhor Sidra de 2017”, as “Sidra de Ouro” e as “Sidra de Prata”.

No dia 1 de setembro, procedeu-se à entrega dos prémios do 3.º Concurso das Sidras da Madeira tendo a cerimónia sido presidida pelo Secretário Regional de Agricultura e Pescas, Dr. Humberto Vasconcelos, acompanhado pelo Diretor Regional de Agricultura, Eng.º Paulo Santos, pelo Presidente da Câmara Municipal da Calheta, Dr. Carlos Teles e pelo Pároco dos Prazeres, Pe. Rui Sousa.

 

concurso sidras 2017 5

Assim, o prémio de “Melhor Sidra de 2017” foi para Geraldo Freitas Dória de São Roque do Faial, as “Medalhas de Ouro” para José Alcindo Andrade da Ponta do Pargo, CDISA-Quinta Leonor do Jardim da Serra e Quinta Pedagógica dos Prazeres dos Prazeres e as “Medalhas de Prata” para João Carlos Gouveia e João Manuel Freitas Spínola do Santo da Serra e Lino Nóbrega Pinto do Jardim da Serra.

Este tipo de iniciativas são muito importantes para valorizar um produto, neste caso, a sidra ou “vinho” de peros como também é conhecida entre nós, que é uma das bebidas mais genuínas da Madeira. Na sidra, encerra um saber-fazer de gerações que foram escolhendo as melhores variedades de maçã e de pero para produzir esta bebida refrescante e saudável.

Numa região turística como a nossa, onde os visitantes ingleses, alemães, franceses e espanhóis são consumidores conhecedores de sidra, é essencial que a Região apresente um conjunto variado de sidras, pois de freguesia para freguesia e de variedade de maçã para variedade de maçã há diferenças na cor, no aroma e no sabor e isso, só por si, é algo mais que temos para oferecer a quem nos visita.

Uma nota final de felicitação à Eng.ª Regina Pereira e à Dra. Rubina Vieira da DRA, onde têm desenvolvido um notável trabalho técnico nas áreas da produção de sidra e seus derivados e de análise sensorial, respetivamente, e que foram determinantes para o sucesso do 3.º Concurso de das Sidras da Madeira. Uma palavra de apreço para a equipa da QPP que as acompanhou neste evento e ao longo do tempo.

Para o ano, há mais!

 

Joaquim Leça
Direção Regional de Agricultura

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.