1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (2 Votos)

Ação de formação em Santana: “Repensar o Folclore – passado, presente e futuro”

festival regional de folclore1

A Associação de Folclore e Etnografia da Região Autónoma da Madeira (AFERAM), em parceria com a Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, através da Direção Regional de Agricultura, promoveu no passado dia 9 de julho, no Centro Cívico de Santana, uma sessão de formação subordinada ao tema “Repensar o Folclore – Passado, presente e futuro”, a qual teve como oradores Ludgero Mendes, Raquel Esteves e Roberto Moniz.

 

Para além da enunciação dos conceitos fundamentais para orientar quem se dedique ao estudo destes temas, refletiu-se sobre o trabalho realizado pelos grupos da Madeira, abordando-se aspetos como a representatividade etnográfica e folclórica nos contextos local e nacional, assim como criar, manter ou reestruturar um grupo de folclore na atualidade.

O balanço de toda a envolvência dos grupos na ação de formação, integrada no Festival “24 horas a bailar”, foi positivo e vivamente participado por muitos dos presentes nesta sessão.

Esta ação serviu para fazer uma reflexão sobre o trabalho realizado pelos grupos de folclore madeirenses, que terão necessariamente que refletir periodicamente sobre a trajetória para a melhor definição e concretização dos seus objetivos de valorizarem a representação do folclore do arquipélago.

 

Ludgero Mendes
Fonte: Jornal Folclore, n.º 247, de setembro de 2016

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.