1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

2.ª Semana das Sidras da Madeira – um evento que marca a diferença!

sidras4 Decorreu de 13 a 19 de junho a 2ª Semana das Sidras da Madeira, uma organização conjunta da Câmara Municipal da Calheta, da Quinta Pedagógica dos Prazeres, da Garrafeira Enomania e da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, através da Direção Regional de Agricultura e com o apoio do Restaurante Latada do Doutor e do Hotel Jardim Atlântico.

Para além de muita animação de grupos musicais e humorísticos proporcionados pela Câmara Municipal da Calheta, contou ainda com a participação dos mais pequenos do Externato de São Francisco de Sales, e com os visitantes que por ali passaram.

O certame contemplou uma forte componente técnica com a realização de conferências, tendo como convidadas a Dra. Rubina Vieira, chefe da Câmara de Provadores do IVBAM, com uma apresentação sobre o funcionamento de uma Câmara de Provadores certificada, e a Engª Ana Soeiro, Managing Director da QUALIFICA/oriGIn PORTUGAL e Vice-Presidente do oriGIn para a Europa - QUALIFICA/oriGIn PORTUGAL dos Produtos Tradicionais Portugueses, com uma apresentação sobre o futuro das sidras da Madeira e das vantagens deste produto tradicional madeirense ser reconhecido por um dos sistemas de qualificação atribuídos pela União Europeia, nomeadamente Indicação Geográfica Protegida (IGP), Denominação de Origem Protegida (DOP) e Especialidade Tradicional Garantida (ETG).

sidras2 Durante a Semana decorreu o Concurso das Sidras da Madeira, com a presença de 31 sidras produzidas em seis zonas da Madeira (mais duas zonas que no ano anterior): Santo da Serra, São Roque do Faial, Prazeres, Jardim da Serra, Fajã da Ovelha e São Vicente.

As sidras a concurso foram avaliadas por um júri de sete elementos, a saber: Américo Pereira, Paulo Dinis (sócios-gerentes da Enomania, Eventos e Distribuição de Vinhos), Eng. Ana Soeiro, Nélio Camacho Ferreira (sócio-gerente do Chalet Vicente), Marcelino Rodrigues (diretor de comidas e bebidas do Hotel Reid’s), Prof. José Carlos Marques e Prof. Miguel Ângelo (docentes da Universidade da Madeira), tendo sido atribuídas as seguintes classificações:

Santo da Serra

1.º - Eugénio Orlando Freitas Spínola
2.º - João Manuel Freitas Spínola
3.º - João dos Reis Gomes

São Roque do Faial

1.º - Henrique Brás de Sousa
2.º - Beto Inácio Correia Martins
3.º - Maurílio de Freitas Figueira

 

 

 

sidras1 Jardim da Serra

1.º - Carlos Paulinho da Silva Pita e Lino Nóbrega Pinto
2.º - Marco António Faria Gonçalves
3.º - Edésio Rodrigues

Prazeres

1.º - Quinta dos Prazeres
2.º - Alfredo Fernandes

Fajã da Ovelha

1.º - Paulo Ladeira

São Vicente

1.º - Paulo Rocha da Silva

O circuito gastronómico teve a adesão de sete restaurantes da zona dos Prazeres (“Prazeres Rurais”, “Solar dos Prazeres”, “O Parque”, “Olhar do Campo”, “Hotel Jardim Atlântico”, “Manjerico” e “Chico”), mais dois do que no ano anterior.

O júri do circuito, composto por 5 elementos, nomeadamente Américo Pereira e Paulo Dinis (sócios-gerentes da Enomania, Eventos e Distribuição de Vinhos), Chef Carlos Magno (chef executivo da Quinta da Casa Branca), Chef Sílvio Rodrigues (chef executivo da Espumanteria Apollo e Edgar Jardim (diretor do Restaurante Bar/Jardim - Latada do Doutor, atribuiu a seguinte classificação:

1.º Prémio - Restaurante “Manjerico” com o prato de lombo de porco assado com alperce;

2.º Prémio - Restaurante do “Hotel Jardim Atlântico” com o prato de lombinhos de porco com esmagada de batata-doce e picles de abóbora;

3.º Prémio - Restaurante “O Parque” com o prato de bacalhau na brasa.

sidras3 É de destacar que o evento ficou marcado pela tomada de posse dos corpos dirigentes da nova Associação de Produtores de Sidra da Madeira (APSRAM), tendo sido eleito o Eng. Manuel Pita, figura de reconhecido mérito na agricultura madeirense.

Desde já os nossos parabéns e votos de grande sucesso para esta Associação.

Um bem-haja a todos os que participaram, organizaram e apoiaram este evento.

 

Regina Pereira
Direção Regional de Agricultura