1 1 1 1 1

A "Volta dos produtos agroalimentares da Madeira nos Hotéis" chegou ao fim

volta2A última iniciativa da "Volta dos produtos agroalimentares da Madeira nos Hotéis" decorreu a 20 de novembro, no Hotel Calheta Beach.

O Turismo é, de forma inigualável, o principal setor económico da Região. Neste âmbito, e ao nível da valorização dos produtos agroalimentares regionais, a hotelaria na Madeira pode, em muito, contribuir para o incremento do seu consumo, através de duas vertentes distintas: por um lado, através do uso e consumo de produtos regionais diretamente nas suas cozinhas e, por outro, através da valorização e promoção dos nossos produtos junto dos seus clientes, fomentando a compra dos produtos da Madeira como lembrança da estadia na Região.

Consciente dessa importância, a Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, através da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, dinamizou um programa variado de divulgação dos produtos regionais diretamente nos hotéis que aderiram à iniciativa.

Assim, foi preparada uma mostra representativa dos produtos regionais em cada hotel para a equipa de F&B (as equipas de comidas e bebidas, tecnicamente designadas de "Food and Beverage") do hotel e aberta a todos os clientes do mesmo. Durante esse período, as equipas de cada hotel tiveram a oportunidade não só de conhecer e provar os produtos mas também de conhecer os próprios empresários, que assim puderam descrever as especificidades dos produtos apresentados.

 

volta1As empresas que aceitaram o desafio, lançado no início deste ano, foram a Alves de Barros, a Bruno Gouveia, Unipessoal, a Calhoune, a Chocestrela, a Colina Rubra, a Douradas dos Prazeres, o Engenho Novo da Madeira, a Fábrica de Mel de Cana do Ribeiro Seco, a Ilhopan, a Insular de Moinhos, a Luís Sardinha unipessoal, a Milho Frito, a Quinta Pedagógica dos Prazeres, a Santo Queijo, a Terras do Avô, a Splendid Favorite e a Valvie.

Por sua vez, foram realizados 16 visitas a grupos ou hotéis, a saber: Four Views Hotels, The Vine, Vida e Mar Hotel, Cardoso Madeira Hotels, Dorisol Hotéis, Reid's Hotel, Quinta da Bela Vista, Hotéis Pestana, Quinta do Furão, Enotel Hotels, Savoy Hotel, Cliff Bay Hotel, Casa Velha do Palheiro, Galo Resorts, Charmings Hotels e Calheta Beach.

As 16 visitas efetuadas pelas empresas aos hotéis tiveram, na generalidade, um balanço bastante positivo, tanto ao nível da satisfação para os hotéis e para as empresas participantes, como ao nível de novas oportunidades de negócio surgidas.

Neste âmbito, apraz-nos salientar que mais de uma dezena de novos negócios surgiram em resultado da "Volta". De igual modo, salienta-se a criação de novas parcerias entre as empresas, que irão permitir que em breve surjam novos e inovadores produtos no mercado, já que, em conjunto, estas empresas apresentam-se mais fortes e dinâmicas.

 

Cláudia Dias Ferreira
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural